A dieta restritiva é aquela que incentiva o indivíduo a deixar de consumir algum macronutriente, os componentes da alimentação que são fundamentais para o corpo humano, como proteínas, carboidratos e gorduras.
a) Características: é uma dieta muito restrita, geralmente usada em pós-operatórios, principalmente de cirurgias relacionadas ao trato gastrointestinal, com finalidade exclusiva de hidratação e de readaptação do processo digestivo e absortivo após paralisação por anestesia.
A Dieta líquida restrita é caracterizada pela presença de água, líquidos claros e carboidratos, cujo objetivo é manter a hidratação com a mínima formação de resíduos intestinais.
Dieta de rotina São utilizadas geralmente em períodos curtos, como em pós-operatórios, e também em casos em que o paciente está com dificuldades para se alimentar. Não costuma trazer muitas restrições no seu conteúdo, apenas em consistência.
Dietas hipercalóricas – ofertam mais calorias para o paciente, ou seja, mais do que 1,2 kcal/ml. São geralmente indicadas para quadros de recuperação, como desnutrição, anorexia, geriatria, cardiopatias e neoplasias. Dietas hipocalóricas – fórmulas que ofertam menos do que 0,9 kcal/ml para o paciente.
Dieta Hipolipídica: Dieta com quantidades reduzidas de gorduras. Dieta Hipoproteica: Dieta com quantidades diminuídas de proteínas. Dieta Hipossódica: Dietas com quantidades diminuídas de sódio. Dieta Normocalórica: Dieta com quantidades normais de calorias.
Significado de Dieta Quantidade de comida que normalmente uma pessoa ingere. Privação de alguns alimentos por razões de saúde. Predominância na ingestão de um alimento em detrimento dos demais: dieta de carboidratos.
“Se alimentar bem não custa caro, os alimentos básicos como arroz, feijão, frangos, peixes, verduras, legumes, frutas e ovos são os principais produtos saudáveis que devemos incluir na nossa dieta, e são encontrados com preços bem acessíveis”.
1 regimes. 2 alimentações. Abstinência total ou parcial de alimentos: 3 jejuns, abstinências, privaçãos, privações, resguardos.
A finalidade da dietoterapia é ofertar ao organismo debilitado os nutrientes adequados, adaptado-os da melhor forma à doença, às condições físicas, psicológicas e nutricionais em que se encontra o paciente a fim de favorecer a recuperação de sua saúde e de seu adequado estado nutricional.
O nutricionista faz um diagnóstico nutricional para elaborar uma dieta que atenda às necessidades do paciente. Para isso, investiga o estado de saúde do paciente, seus hábitos alimentares e seu estilo de vida. A análise de saúde é feita através de medições de peso, altura, quantidade de gordura e massa muscular.
Este cardápio é apenas um exemplo do que se pode comer em 3 dias de uma dieta de emagrecimento....Cardápio para emagrecer com saúde.
A dieta low carb visa a diminuição do consumo de carboidratos. Esse método defende que seja priorizado o consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico, alimentos cuja glicose (açúcar) seja absorvida em uma velocidade mais lenta e por isso não há picos de glicose e nem de insulina no organismo.