Multiplicação de frações numéricas Para multiplicar frações numéricas, multiplique os numeradores entre si e os denominadores também entre si. Esse método é conhecido como "técnica do cancelamento".
A simplificação é feita eliminando os termos iguais no numerador e denominador e, além disso, simplificando os números que são múltiplos. Neste exemplo, cancelamos os números 5 e substituímos por 1. Os números 3 e 12 foram simplificados dividindo por 3 e o resultado da divisão ficou no lugar dos números.
A simplificação de frações é feita dividindo o numerador e o denominador pelo mesmo número, isto seria o mesmo que eliminar todos os fatores comuns, obtendo uma fração mais simples e equivalente.
A multiplicação de fração algébrica segue o mesmo padrão da multiplicação de frações: multiplique numerador por numerador e denominador por denominador. De forma prática, multiplique primeiramente os coeficientes, coloque o resultado numérico e parta para a multiplicação das incógnitas.
Para somar e subtrair frações algébricas, devemos encontrar o mínimo múltiplo comum entre os denominadores e realizar o cálculo com frações.
A Adição e Subtração de Frações é feita somando-se ou subtraindo-se os numeradores, conforme a operação. Quanto aos denominadores, desde que sejam iguais, mantêm a mesma base. Lembre-se que nas frações, o termo superior é o numerador e o termo inferior é o denominador.
O primeiro passo foi encontrar o MMC de 3 e 2 que é 6. Depois dividimos 6 pelo denominador da primeira fração e multiplicamos pelo numerador também da primeira fração: 6 ÷ 3 = 2 x 9 = 18. Depois dividimos 6 pelo denominador da segunda fração e multiplicamos pelo numerador também da segunda fração: 6 ÷ 2 = 3 x 5 = 15.
Número inteiro em fração Se pegarmos o número 5 para representá-lo em forma de fração basta achar um número que dividido por outro número o resultado seja 5. Por exemplo: 10 : 2 ou 20 : 4 ou 300 : 60, então dizemos que: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)