Para garantir a sua bolsa, não é necessário ter feito o Enem. Então se você perdeu o Enem, essa é uma ótima opção para não esperar até fim do ano que vem para poder entrar na faculdade. Quanto antes você começar o Ensino Superior, mais cedo você se posicionará melhor no mercado de trabalho.
Por outro lado, quem não terminou o ensino médio pode fazer o Enem apenas para ganhar experiência e se preparar melhor para quando for realizar prova para valer. É justamente por isso que esses candidatos são chamados de treineiros e as notas deles não são válidas para tentar uma vaga no Sisu.
Afinal, quem concluiu o ensino médio pode fazer o Enem? O Ministério da Educação (MEC) permite que quem ainda não concluiu a educação básica, possa fazer o Enem. ... Essa categoria de participantes, chamados de “treineiros do Enem”, é reconhecida como aqueles que só fazem a avaliação para testar os seus conhecimentos.
De maneira geral, qualquer pessoa que esteja no ensino médio ou já tenha concluído esse grau de formação pode prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, há casos particulares que exigem algum tipo de atendimento diferente durante as provas.
No Brasil e no exterior, o Encceja pode ser realizado para pleitear certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e ensino médio. Para certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame.
Não há lei estadual consistente contra crianças pularem uma série, mas as escolas têm individualmente seu próprio conjunto de regras distintas sobre o assunto. É importante conhecer bem a política da sua escola, antes de prosseguir com a ajuda para o seu filho pular um série.