A reprodução das angiospermas inicia-se com a polinização, que é o encontro do grão de pólen com a parte feminina de uma flor, mais precisamente o estigma. ... Ao chegar ao estigma, o grão de pólen começa a absorver uma substância açucarada produzida pelas células dessa região, germina e forma o tubo polínico.
A flor é um ramo modificado que apresenta verticilos férteis. Nessa estrutura, são encontrados os órgãos reprodutores da planta, o androceu (masculino) e o gineceu (feminino). A flor é um ramo modificado presente nas angiospermas.
Estames são folhas modificadas, onde se formam os gametas masculinos da flor. O conjunto de estames forma o androceu (do grego andros, homem, masculino). Um estame geralmente apresenta uma parte alongada, o filete, e uma parte terminal dilatada, a antera.
¨ Androceu: aparelho reprodutor masculino da flor. O androceu é constituído pelos estames, estruturas onde se formam os grãos de pólen, o gameta masculino da flor; ¨ Gineceu: aparelho reprodutor feminino. O gineceu é constituído pelos carpelos, local onde ficam guardados os gametas femininos da flor.
O Gineceu é a parte feminina da flor. Ele é formado por carpelos, pistilo, estigma, estilete e ovário. Dentro do ovário estão os gametas femininos da planta. O Androceu é a parte masculina da flor.
Gineceu é o nome dado ao conjunto de carpelos de uma flor. Os carpelos, por sua vez, são a parte da flor na qual estão localizados os óvulos, os quais contêm o gametófito feminino (saco embrionário), que produz o gameta feminino (oosfera).
As brácteas merecem especial atenção, pois são estruturas foliares altamente modificadas, podendo assumir as mais variadas cores e formas. ... Todas essas inflorescências possuem brácteas coloridas e chamativas, desviando nossa atenção das flores, que geralmente são diminutas e de coloração branca ou creme.
REPRODUÇÃO - O colorido das flores atrai animais e insetos, como pássaros, borboletas e abelhas, que ajudam no processo de polinização (reprodução da planta). ... O pigmento também tem a função de proteger o vegetal do excesso de luz solar, que pode queimar e danificar partes das plantas.
O grão de pólen é produzido na antera da flor, que é a porção terminal dos estames. O grão de pólen é essencial para a reprodução das gimnospermas e angiospermas. Essa estrutura garante que os gametas masculinos cheguem até o gameta feminino por meio da sua germinação e do surgimento do: a) estigma polínico.
É válido lembrar que as pétalas (geralmente coloridas) estão presentes nas plantas angiospermas, e sua função é proteger os órgãos de reprodução além de livrar de outras pestes (digamos, insetos).
As flores vibrantes e perfumadas que falamos no início deste texto estão relacionadas principalmente com a polinização por animais. Isso se deve ao fato de que a flor atua como uma forma de atração para os polinizadores, sendo assim, são necessários mecanismos que garantam a visitação desses animais.
As pétalas possuem uma função muito importante, pois elas protegem os órgãos reprodutores da planta além de atrair insetos, bem como os pássaros para transportar grãos de pólen de uma flor para a outra, como o Beija-flor por exemplo.
Antera é a porção terminal do estame das flores. São sacos revestidos internamente por tecido esporogênico, onde são produzidos os grãos de pólen. ... As anteras absorvem o pólen enquanto este amadurece em seu interior.
Carpelos são folhas modificadas presentes no interior de flores. Elas formam uma estrutura onde a semente é desenvolvida e, após a fecundação, transformam-se em fruto. Os carpelos são folhas modificadas que formam o verticilo mais interno da flor, o gineceu, onde estão contidos os óvulos.
O estilete é o tubo que liga o estigma ao ovário. Na maioria das plantas, uma mesma flor possui o androceu e o gineceu, sendo chamadas por isso de flores hermafroditas.
Sempre abrir. O androceu é o conjunto reprodutivo masculino da flor, composto por estames que tem como função a produção dos grãos de pólen. Vale ressaltar que cada estame, é na verdade uma folha modificada só para suprir a função reprodutiva do vegetal.
Significado de Filete substantivo masculino Pequeno fio. [Arquitetura] Pequena moldura chata e retilínea que separa os compartimentos de um painel. [Botânica] Parte do estame que sustenta a antera. [Anatomia] Ramificação delgada de um nervo.
Significado de Pólen substantivo masculino [Botânica] Conjunto de grãos microscópicos de cor amarela que, formados pelos estames, são os elementos masculinos no processo de reprodução dos vegetais.
A polinização é o processo em que o grão de pólen é levado até a região onde está o gameta feminino da planta. ... Quando ocorre em uma mesma planta, dizemos que ocorreu uma autopolinização; quando ocorre em plantas diferentes, a polinização é cruzada.