Em situações nas quais existe uma irritação crônica da mucosa gástrica, por exemplo gastrite crônica, úlcera péptica crônica, devido à presença constante de antígenos circulando na parede, há o desenvolvimento (proliferação de tecido linfático). Assim são formados os chamados agregados linfoides.
A Hiperplasia Nodular Linfoide (HNL) do íleo terminal e colo tem sido reconhecida, desde longa data, como uma resposta da mucosa a estímulos inespecíficos, na maioria das vezes infecciosos e, consequentemente, tem sido descrita como um fenômeno fisiopatológico durante a infância.
A lama biliar, também conhecida como barro biliar ou areia na vesícula, surge quando a vesícula biliar não consegue esvaziar completamente a bile para o intestino e, por isso, o colesterol e os sais de cálcio vão se acumulando e deixando a bile mais espessa.
O divertículo de bexiga ou vesical é uma invaginação da mucosa da bexiga, de causa congênita ou adquirida. Causa um reservatório de urina lateral a bexiga. Quando a pessoa urina, este reservatório se enche e ao parar de urinar, a urina volta para dentro da bexiga.
Existem diversas patologias que podem causar esse sintoma, como infecções do trato urinário, cálculo renal, hiperplasia benigna da próstata, prostatite ou doenças mais graves como o câncer renal, do ureter e da bexiga, por exemplo.
Tratamento. O tratamento é direcionado para a causa do sangramento. Seja qual for a causa, se o fluxo de urina for bloqueado por coágulos de sangue, os médicos normalmente inserem um tubo flexível na bexiga (cateter urinário) e tentam retirar por lavagem o coágulo sanguíneo.
A hematúria com coágulos é um tipo de hematúria macroscópica. A presença de coágulos geralmente indica um sangramento de maior volume, causado por uma lesão do trato geniturinário, que frequentemente pode ser identificada através de exames de imagem, como ultrassonografia ou tomografia computadorizada.
Sangue na urina não significa necessariamente ter câncer na bexiga. Hematúria frequentemente, pode ser causada por outros motivos, como infecção, tumores benignos, cálculos renais ou outras doenças benignas do rim.