Resposta. A receita é um gênero textual que apresenta duas partes bem definidas – ingredientes e modo de fazer -, que podem ou não vir indicadas por títulos. A primeira parte apenas relaciona os ingredientes, estipulando as quantidades necessárias, indicadas em gramas, xícaras, colheres, pitadas, etc.
Gêneros textuais são textos que exercem uma função social específica, ou seja, ocorrem em situações cotidianas de comunicação e apresentam uma intenção comunicativa bem definida....Confira alguns exemplos de gêneros textuais:
Resposta: Em jornais, em locais públicos, em sites entre outros. Explicação: A carta aberta é de interesse público.
Geralmente são veiculadas nos meios de comunicação (televisão, rádio, internet, etc.) sendo que os assuntos mais abordados apontam algum problema, demanda da comunidade, apoio a uma causa, dentre outros.
Aqui, de maneira específica, ater-nos-emos às particularidades inerentes à carta aberta – caracterizada como sendo um gênero textual de caráter argumentativo pertencente a uma pessoa ou até mesmo a um grupo, cujo objetivo é manifestar-se publicamente, revelando sua opinião ou reivindicando algo.
Carta aberta e carta argumentativa A estrutura desse modelo de carta também é composta por introdução, desenvolvimento e conclusão. Ainda deve constar local, data, saudação, receptor, emissor e despedida. A diferença é que seu receptor é específico.
A carta é um tipo de texto utilizado entre as pessoas com o objetivo de corresponderem entre si, contando as novidades, trocando informações, enviando e recebendo notícias de familiares e amigos.
Verificado por especialistas. a) Quais são os objetivos de cada carta? A 1ª carta é uma a carta aberta foi utilizada como alerta, e até mesmo como meio de conscientização da população os assuntos são de interesse coletivo. A 2ª carta é uma carta pessoal usada para construir diálogo entre pessoas íntimas.
A carta de apresentação serve essencialmente para apresentar a candidatura, informar do envio do currículo e solicitar a realização de uma entrevista. Pode ser utilizada em duas situações distintas: em resposta a um anúncio ou ao fazer uma candidatura espontânea.
Existem diversos motivos pelos quais você deve fazer uma carta de apresentação em um processo seletivo. Ela é tão importante como procurar o emprego ideal. Esse documento tem a possibilidade de mostrar aos recrutadores experiências que não são possíveis de abordar com mais clareza em um currículo.