Utilizando como critério a participação das pessoas no lazer podemos distinguir dois tipos de lazer: Lazer ativo: Lazer em que o participante é receptor e emissor de estímulos. Lazer passivo: Lazer em que o participante é unicamente receptor de estímulos.
10 Opções de atividades para o seu lazer
Nas sociedades mais antigas há elementos históricos para pensarmos a existência do lazer nesses períodos: as olimpíadas, as competições, as encenações poéticas na Grécia; os banhos, os banquetes, as festas, as representações teatrais, as corridas de carros e os combates de gladiadores em Roma; e os feriados religiosos, ...
O lazer surgiu durante a segunda metade do século XX e no inicio do século XXI. Pode-se dizer que é um conjunto de ocupações às quais o individuo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, divertir-se, recrear-se e entreter-se (Dumazedier).
Segundo categorização realizada pelo autor, o lazer teria, basicamente, três funções: descanso, divertimento e desenvolvimento. A função de descanso traria o lazer como “reparador das deteriorações físicas e nervosas provocadas pelas tensões resultantes das obrigações cotidianas” (DUMAZEDIER, 1974, p. 32).
A palavra lazer deriva do latim licere, cujo significado é “ser lícito, ser permitido”. Conforme Dumazedier (1976), o lazer é um conjunto de ocupações que o indivíduo entrega-se de livre vontade, seja para repousar, divertir-se, recrear- se, ou para desenvolver sua informação / formação desinteressada.
Verificado por especialistas Ócio- Possui sentido de ocupação suave e prazerosa, porém, como ócio, abriga a ideia de repouso, podendo se confundir com ociosidade. Lazer- É uma referência temporal e implica uma divisão da 'unidade' do tempo que se opõe ao tempo de trabalho.
Além do mais, o tempo livre trata-se de um tempo relativo a outro e, na realidade, não se volta a atividades livres. É livre quando posta frente ao trabalho, no entanto, persistem as obrigações sociais e biológicas. Você afirma que o tempo não é definidor do ócio.
Resposta. Entretenimento é aquilo que te distrai,que diverte e Lazer é algo que se faz em um tempo que sobra, de um trabalho por exemplo, atividades que se torna prazerosas.
30 ideias para você fazer em casa com tempo livre
É definido a sociedade do tempo livre por questões tecnológicas onde o homem busca automatizar os trabalhos e a vida para que se tenha mais tempo livre para fazer outras "coisas". ... Por motivo de vivermos numa sociedade onde o serhumano sempre está buscando uma forma de ter mais tempo para poder possuir mais capital.
Finalmente, o autor apresenta a quarta categoria, o tempo livre, que se refere às ações humanas, realizadas sem que ocorra uma necessidade externa. Neste caso, o sujeito atua com percepção de fazer uso desse tempo com total liberdade e de maneira criativa, dependendo de sua consciência de valor sobre seu tempo.
Posteriormente, o autor define o tempo livre como um período no qual o homem age por sua própria necessidade, sendo que as condições para a realização de cada atividade podem ser colocadas ou impostas, dependendo do condicionamento que surge em razão de obrigações exteriores à conduta.
Na sociedade moderna, marcadamente urbana a industrialização acentuou a divisão social de trabalho. ... Podemos perceber que o fenômeno do lazer como esfera própria e concreta se dá a partir da revolução industrial, com o processo de automação que acentuou a divisão do trabalho e a alienação.
O lazer torna-se um produto de consumo. Dumazedier (1979) elaborou uma classificação das atividades de lazer cujas características remetem aos serviços e/ou produtos que ele oferece: a) Atividades físicas – correspondem à necessidade de realizar exercícios físicos de modo formal ou não, em espaços planejados ou não.
Assim, o lazer foi associado precisamente àquela classe que não realizava nenhum trabalho produtivo. De acordo com Veblen, o consumo conspícuo era um meio de aquisição, manutenção e/ou exibição de status social dentro da classe ociosa.
Freqüentemente, entende-se o lazer como tempo de "não-trabalho", tempo "livre" ou "desocupado"; tempo dedicado à diversão, à recuperação de energias, à fuga das tensões e ao esquecimento dos problemas que permeiam a nossa vida cotidiana. ...
Para Adorno (2009) a relação entre indústria cultural e consumismo está na alienação e na falta de consciência, e única forma de se manter livre dessa influência é através do conhecimento.
Os autores acreditam que a Indústria Cultural trata as pessoas como simples consumidores, acríticos, que são definidos a partir dos produtos consumidos, incluindo a produção artística. Nesse sentido, a Indústria Cultural define os produtos culturais, a sua quantidade e o tipo a ser consumido.
Os meios de comunicação de massa surgiram e se desenvolveram com o processo de Industrialização. Essa cultura de massa se solidifica no século XX quando o capitalismo cria as condições para uma sociedade de consumo alavancada pela TV e cinema.
industrialização e quando se produz algo pra gerar lucro . É e indústria cultural e quando se preserva algo da cultura de algum lugar . Enfim, creio que ambas estão lado a lado pois é como se a cultura virasse mercadoria e tudo passasse a ser comprado ! ... Significa que se passou a produzir arte com a finalidade do lucro.
07-Comente a relação entre trabalho, ludicidade e indústria cultural. Significado de ludicidade. ... A indústria cultural segue a lógica do consumo e, para isso, apresenta brinquedos com valores implícitos, muitas vezes não percebidos pelo adulto e muito menos pela criança.