13 de fevereiro de 1977
Carolina Maria de Jesus (1914-1977) foi uma autora brasileira, considerada uma das primeiras e mais destacadas escritoras negras do País. Ela é autora do livro best seller autobiográfico “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”.
São Paulo, São Paulo
Mais do que suas obras editadas e já “conhecidas” (não tanto quanto deveriam ser), ter acesso a produção primária* da autora é mais um legado imensurável que Carolina deixou. ...
14 de março de 1914
62 anos (1914–1977)
Carolina Maria de Jesus é uma das primeiras autoras negras publicadas no Brasil e teve sua vida atravessada pela miséria e pela fome. Favelada e catadora de papel, narrou em seus escritos a vida dura que teve desde a infância. ... Carolina foi publicada em mais de 40 países e traduzida para 14 línguas. Não pare agora...
a. Quem é o narrador do texto? ... O Narrador é a própria autora, Carolina Maria. É escrito em primeira pessoa.
O porquê do título: “Quarto de Despejo” Ela também tecia críticas aos políticos que só lembram da favela e dos seus pobres habitantes durante as eleições. Assim, percebe-se que o título escolhido para a obra é uma frase que resume toda a crítica a essa realidade.
Personagens principais Ela escreve seus diários como forma de escapismo e de denúncia social, relatando como é o cotidiano da favela, com os problemas da miséria, da violência e da fome.
A escritora foi descoberta nos anos 50 pelo jornalista Audálio Dantas. Ele a conheceu durante a apuração de uma reportagem sobre o dia a dia da favela. ... Com mais de 20 cadernos de Carolina em mãos, Audálio publicou trechos de seus textos na edição de 9 de maio de 1958, na Folha da Noite (jornal noturno da Folha de S.
Na margem esquerda do rio Tietê, em uma área de 34.