A produção de alimentos fermentados, tem origem numa herança cultural dos nossos antepassados, como forma de conservar alimentos. ... A fermentação de vegetais (pickles, choucroute ou saurkraute, azeitonas, kimchi…), é uma forma de conservação destes, mantendo as propriedades nutritivas (vitaminas).
Coloque os legumes em uma jarra limpa. Adicione alho, ervas ou especiarias para dar um sabor extra. Adicione entre 1 colher de chá e 1,5 colher de sopa de sal marinho, dependendo de quão salgada você gosta. Ferre a jarra e deixe em temperatura ambiente por cerca de 5 dias.
4 dicas para você começar a fermentar alimentos em casa
Modo de preparo Depois coloque o repolho e o sal em um recipiente e amasse até sair bastante água do próprio repolho. Aí é só colocar esse repolho e a água que ele soltou num pote de vidro. Assim como a receita anterior, faça com que esse líquido cubra toda a camada de vegetais, para proteger sua conserva probiótica.
Basta fazer um corte em cruz nos limões orgânicos sem separar os gomos e encaixá-los em um pote de vidro intercalando com sal grosso. Depois, cubra com mais sal, feche o pote e guarde em um local seco e escuro por um mês antes de saborear.
A fórmula básica para fazer picles é 1 medida de água, a mesma quantidade de vinagre e, para cada litro de líquido, 1 colher (sopa) de sal e 3 colheres (sopa) de açúcar. Você pode adicionar a esta salmoura outros temperos, como sementes de mostarda e folha de louro.
Leve o vidro ao fogo, em uma panela cheia de água, que cubra a tampa por um dedo. Ferva por 40 minutos. Retire o vidro da água quente com cuidado e deixe esfriar totalmente em temperatura ambiente. Quando a conserva estiver totalmente fria, estará pronta para ser guardada por meses até que seja aberta.
A maionese muda de cor quando se estraga, tornando-se mais amarelada à medida que tempo passa. Quando ela mudar de cor, não se arrisque – jogue-a fora e gaste um pouco mais de dinheiro com outro frasco novo. O cheiro também será notável e tem sido descrito como ácido.
Pegue e sinta o pepino. Ele deverá ser firme e liso. Se estiver macio, mole ou com caroços, significa que começou a estragar e não terá um gosto bom.
- Ketchup: pode ter a cor e o sabor alterados se ficar fora da geladeira, mas sua acidez garante que seja seguro consumi-lo mesmo assim. - Tomates: perdem o sabor se forem refrigerados, porque a produção de enzimas é reduzida.
Após aberto, conservar em geladeira e consumir no máximo em 2 meses. Conservar em lugar seco e fresco. Após aberto, conservar em geladeira e consumir no máximo em 5 dias ou congelar. Conservar em lugar seco e fresco.
Siga a validade do rótulo, que costuma ser de 3 dias depois de aberto, e verifique se há alterações de odor, limo na superfície, melado ou coloração rosada.
No caso de presunto, mortadela e afins, um indicativo de que o produto não deve mais ser consumido é o cheiro, já que o odor fétido é um forte sinal de presença de bactérias. Além disso, evite consumir esses alimentos se eles estiverem com uma textura diferente, se estiverem viscosos ou duros demais.