Quais órgãos permitem o movimento dos animais vertebrados? (assinale as duas alternativas corretas): ( ) ossos ( ) pele ( ) músculos ( ) pulmões
Animais vertebrados
Os vertebrados (vertebrata) constituem um subfilo de animais cordados, compreendendo os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Caracterizam-se pela presença de coluna vertebral segmentada e de crânio que lhes protege o cérebro.
Os Vertebrados
Os animais invertebrados são divididos em diversos filos, são eles: poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos. Conheça a seguir as principais características e exemplos de cada filo.
Invertebrados de água doce têm um importante papel nas comunidades e ecossistemas dos quais fazem parte. Sua função mais conhecida é participar da estrutura trófica e, através das redes alimentares, ser o alimento para outros organismos, especialmente peixes, anfíbios e aves aquáticas.
Os insetos são muito importantes porque são capazes de sobreviver e se alimentar nos mais diversos ambientes como plantas, madeiras, néctar e até sangue. Por isso, dependendo da espécie, podem ser benéficos ou maléficos. O estudo dos insetos é chamado de entomologia.
a importancia ecologica dos equinodermos é bastante consideravel devido ao seu papel de " predador do topo da cadeia alimentar " , podem alterar a composição das espécies de qualquer nicho ecológico, mantendo o equilibrio dos ecosistemas.
Muda ou ecdise é um processo que ocorre em artrópodes e caracteriza-se pela troca do esqueleto desses animais para garantir o seu crescimento. Esse processo é essencial, pois esses invertebrados apresentam um esqueleto externo, o que impossibilita um crescimento contínuo.
ela ocorre porque diferentemente do nosso esqueleto que é interno, o esqueleto dos artrópodes é externo. ... então o antigo esqueleto se desprende do animal e é trocado por um novo e maior que já vinha sendo produzido por baixo do antigo. após o desprendimento do esqueleto antigo o novo esqueleto ainda não é maior.
VANTAGENS: - Dá resitência e protege os artrópodes de perigos externos; - Oferece impermeabilidade, portanto evita que o esses animais percam água; - É muito importante para a adaptação terrestre; ... DESVANTAGENS: - Limita o tamanho do animal, pois não acompanha o crescimento do corpo.
O exoesqueleto, ou cutícula, é uma estrutura rígida e espessada presente em alguns animais, como os artrópodes – característica que define esse grupo e seu sucesso – com a função de sustentação externa, ponto de apoio a músculos e revestimento.
Diferentemente do nosso, o exoesqueleto, na realidade, é uma camada resistente que cobre o corpo de alguns invertebrados e não é formado por ossos. O tipo mais conhecido é aquele presente nos artrópodes, tais como aranhas, escorpiões e caranguejos.
Por que esse exoesqueleto pode ser considerado como um esqueleto verdadeiro? ... Mesmo sendo externo, o esqueleto dos insetos promove sustentação e ponto de apoio para os músculos.