Adiantamentos de clientes são os recebimentos efetuados antecipadamente pelos clientes por conta da produção de bens ou da execução de serviços futuros. Adiantamentos de clientes são os recebimentos efetuados antecipadamente pelos clientes por conta da produção de bens ou da execução de serviços futuros.
É importante considerar a perspectiva contábil para entender o processo de adiantamento a fornecedores. Do ponto de vista contábil o adiantamento pago a um fornecedor representa um direito da sua empresa perante ao seu fornecedor, e por se tratar de um direito, deve ser classificado no Ativo do Balanço Patrimonial.
A nota fiscal com o CFOP 6916 é uma nota de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura, só será creditado o ICMS no mês do fato gerador ou na entrada da mercadoria no prazo máximo de 5 anos, então você poderá se creditar na chegada dessas mercadorias.
No caso mais simples apenas duas contas são afetadas.
Contas a Receber (Clientes) Conta a Receber é um ativo (direito) que a empresa tem por direito a receber de um determinado cliente (PF ou PJ) por lhe efetuar uma venda a prazo. ... A PCLD é quando uma empresa efetua vendas a prazo e está passiva de receber ou não.
As contas ou duplicatas a receber representam direitos ou valores adquiridos por vendas a prazo de mercadorias ou serviços relacionados com a atividade da empresa e ainda não recebidos. O montante dessa conta representa o volume de vendas a prazo.
As operações de venda devem ser registradas, inclusive quando são feitas no cartão de crédito. Como o dinheiro será recebido no futuro e há essa diferença de valores devido às taxas cobradas, uma dica é abrir uma conta contábil no ativo circulante chamada “contas a receber — administradora X”.
Quando as vendas forem a prazo, o registro contábil será bem semelhante ao das vendas de mercadorias à vista, o que será alterado é que a conta a ser debitada não será caixa, mas sim, Clientes ou Duplicata a Receber.
O registro das vendas é feito através do menu Vendas > Ponto de venda, que representa o seu caixa no sistema. Nesta tela você pode lançar novas vendas ou baixar vendas anteriores, além de poder realizar suprimento, sangria, transferência e despesa.
O estoque final mensura o valor dos bens, dos insumos ou dos materiais disponíveis, seja para utilização ou para a venda, no final de um período contábil de estoques.