A remuneração variável (RV) é um programa de recompensas e incentivos que complementa o salário fixo do colaborador. Trata-se de uma remuneração relacionada ao desempenho profissional de uma pessoa ou de equipes.
Observa-se que existem prós e contras na remuneração fixa e variável, nesse aspecto a remuneração fixa tem como ponto mais favorável o equilíbrio interno e externo da organização e como ponto negativo o fato de não oferecer motivação e não incentivar o espírito empreendedor.
São todos os programas que incluem o título de Participação nos Lucros, Bônus e gratificações, Comissões, Participação Acionária, entre outros tipos de benefícios relacionados com uma remuneração baseada nas competências dos colaboradores.
As empresas contemporâneas são as empresas de segmentos recentes, criados na nossa época, possuem gestão flexível, apta a mudanças, buscam continuamente novas informações.
As organizações contemporâneas devem possuir a sua frente uma liderança capaz de mudar a qualquer momento. Em tempos nos quais as informações são facilmente disseminadas, bem como novas ferramentas surgem em curto espaço de tempo, o gestor precisa de “feeling” para se adaptar às modificações em torno do seu negócio.