Solitude é, basicamente, escolher ser sozinho e ser feliz com essa escolha. É algo feito de forma deliberada, consentida e positiva. É, por exemplo, decidir viajar sozinho por um longo tempo, somente em companhia de si mesmo. Ela é usada de forma poética na nossa linguagem.
Lemos em Eclesiastes 5:2a: “Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus”. A esfera da solitude nos dá a liberdade de ficar em silêncio com Deus, mas é preciso estar sempre atento à Sua voz. ... Não é preciso um lugar físico, pois solitude é uma esfera.
"Melhor é serem dois do que um. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; e o cordão de três dobras não se quebra facilmente."
É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!
Salmos 66. Louvai e adorai ao Senhor — Ele testa e põe os homens à prova — Os sacrifícios devem ser oferecidos em Sua casa. ... 5 Vinde, e vede as obras de Deus; é tremendo nos seus feitos para com os filhos dos homens. 6 Converteu o amar em terra seca; passaram o rio a pé; ali nos alegramos nele.