A farmacodinâmica é o estudo do mecanismo de ação dos fármacos em geral, enquanto que a farmacocinética avalia os efeitos que o corpo faz com o fármaco, dentre eles, os processos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção.
Divisões da farmacologia Farmacodinâmica: mecanismo de ação; Farmacocinética: destino do fármaco; Farmacologia pré-clínica: eficácia e RAM do fármaco nos animais (mamíferos); Farmacologia clínica: eficácia e RAM do fármaco no homem (voluntário sadio; voluntário doente);
Ação sistêmica - Diz-se que um medicamento tem ação sistêmica, quando seu princípio ativo, precisa primeiro ser absorvido (entrar na corrente sanguínea) para, só depois ,chegar no local de ação.
Ação Sistêmica - Diz-se que um medicamento tem ação sistêmica, quando seu princípio ativo,precisa primeiro ser absorvido (entrar na corrente sanguínea) para, só depois, chegar ao local de ação.
O efeito sistêmico é o efeito que tem ação no corpo todo, por exemplo um medicamento que é relaxante muscular tem efeito sobre o corpo todo, pois atua em toda musculatura corporal, causando sensação de alivio no músculo.