Resposta. A cor de um planeta depende de sua superfície e atmosfera, e de como ele reflete a luz de sua estrela. Se você tomar o Sistema Solar como exemplo, Mercúrio quase não tem atmosfera, então seu cinza é o resultado da luz do Sol refletida em sua superfície.
Os Planetas Jupiterianos
Sedna é quase certamente um planeta anão, porém a União Astronômica Internacional ainda não o designou formalmente como tal....
Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado. É como se o planeta rolasse no sentido da sua translação.
Plutão, em 2006, foi rebaixado a planeta anão por não atender um dos critérios estabelecidos pela IAU: possuir uma órbita autônoma, ou seja, não ser o seu movimento de translação alterado pela gravidade de outros planetas.
Ao analisar outros sistemas solares, eles concluíram que faria mais sentido se nosso sistema contasse com cinco planetas gasosos e não quatro (Júpiter , Saturno, Urano e Netuno).
Urano
Júpiter era o planeta com o maior número de luas conhecidas no Sistema Solar até pouco tempo atrás, sendo que, em julho de 2018, astrônomos descobriram 12 novas luas ao redor do gigante gasoso. Com isso, a quantidade de satélites naturais jovianos subiu para nada menos que 79.
Diferenças entre os planetas rochosos e os planetas gasosos
No Sistema Solar, não há nada do tamanho da Terra, o maior planeta rochoso, e Netuno, o menor gigante gasoso, com um diâmetro quase quatro vezes maior que o terrestre.
Porque o gás foi soprado para longe do Sol. ... Milhões de anos depois, a atividade solar produziu um forte vento que empurrou o gás para longe (veja infográfico abaixo). A poeira, por ser mais pesada, ficou perto da estrela. Os planetas mais próximos, então, viraram corpos rochosos e, os distantes, corpos gasosos.