EQST

O Que Uma Pessoa Relativa?

O que é uma pessoa relativa?

A pessoa relativa é a uma mistura do perfil ativo e passivo. Trata-se de um indivíduo flexível e que sabe avaliar o contexto antes de tomar uma decisão ou partir para a ação.

O que é sujeito passivo?

No ambito da economia, o sujeito passivo refere-se à pessoa física ou jurídica obrigada por lei a pagar determinadas contribuições, ou seja, é um devedor. O sujeito passivo tem a responsabilidade de arcar com as prestações tributárias do benefício do sujeito ativo.

Quem é o sujeito passivo da conduta típica?

Sujeito ativo do crime é aquele que pratica a conduta descrita na lei, ou seja, o fato típico. Sujeito passivo do crime é o titular do bem jurídico lesado ou ameaçado pela conduta criminosa. ...

Como se classificam os crimes quando se leva em consideração o sujeito passivo?

Crime vago: é aquele que possui sujeito passivo imediato um ente sem personalidade jurídica, como a coletividade. É o crime de ato obsceno e o de casa de prostituição. Crime de dupla subjetividade passiva: é aquele que possui mais de um sujeito passivo imediato.

Quem é o sujeito ativo do crime?

Sujeito ativo do crime – Definição É aquele que, de forma direta ou indireta, realiza a conduta descrita no tipo penal. Somente seres humanos podem praticar crimes.

É possível ter a pessoa jurídica como sujeito ativo de um crime?

A Constituição de 1988 segue a teoria da realidade, sendo assim, para ela, a pessoa jurídica pode sim ser sujeito ativo de delito, como se verifica em seus arts. 173, § 5º e 225, § 3. ... 3º), fixando, ainda, em seu parágrafo único, que a responsabilidade da pessoa jurídica não exclui a das pessoas físicas envolvidas.

Pode alguém ser ao mesmo tempo sujeito ativo e passivo de um crime?

O homem não pode ser, ao mesmo tempo, sujeito ativo e sujeito passivo de crime, mesmo porque, como informa o princípio da alteridade, ninguém poderá ser responsabilizado pela conduta que não excede a sua esfera individual.

Quais as sanções penais aplicáveis às pessoas jurídicas?

Já as sanções administrativas aplicadas em face de pessoas jurídicas que praticaram atos ilícitos estão listadas no artigo 72 da Lei de Crimes Ambientais, são elas: advertência; multa simples; ... sanção restritiva de direitos.

Quanto à possibilidade de responsabilidade penal da pessoa jurídica?

Por maioria de votos, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal reconheceu a possibilidade de se processar penalmente uma pessoa jurídica, mesmo não havendo ação penal em curso contra pessoa física com relação ao crime.

Quais crimes a pessoa jurídica comete?

No sistema inglês a pessoa jurídica pode ser criminalizada por qualquer tipo de infração penal, contudo as maiores recorrências são em crimes contra os direitos trabalhistas, contra relações de consumo, contra a ordem economia e o meio ambiente.

É possível que uma pessoa seja responsabilizada penalmente pelos crimes cometidos por outra como por exemplo os pais em relação aos filhos que não atingiram a maioridade penal?

Não existe, no Brasil, a possibilidade de que os pais ou responsáveis respondam pelos "crimes" cometidos pelos filhos que atingiram a maioridade penal. Estes, na verdade, cometem atos infracionais equiparados a crimes e, caso responsabilizados, cumprirão medida socioeducativa.

Qual a idade que o jovem é responsabilizado na Justiça por seus atos na internet?

228. São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às normas da legislação especial.

É possível processar uma pessoa menor de idade?

Isso porque menores de idade podem, sim, responder por injúria (ofender, xingar alguém) ou difamação (espalhar a ofensa), de acordo com a advogada Marta Marília Tonin, representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Quantos anos a pessoa é maior de idade em Portugal?

122, estabelece a maioridade civil aos 18 anos de idade), sob pena de não poder fazer valer o direito à nacionalidade portuguesa que lhe é conferido pela Lei.