Regras Básicas.
Sua origem é dos Estados Unidos. Cada jogador utiliza 2 fitas, em cada lado da cintura, presas a um cinto. A equipe de defesa deve impedir o avanço da equipe adversária removendo pelo menos uma fita do atacante em posse da bola ou interceptando um lançamento. E o contato físico voluntário é considerado falta.
O toque de mão na bola por parte de um defensor, de forma deliberada, será considerada para a análise sobre o lance de impedimento – fora da área, pois dentro é pênalti, claro. A leitura é que o desvio em lances legais (com o pé ou de cabeça, por exemplo) tenham o mesmo efeito, validando a posição do jogador ofensivo.
15 Novas Regras do Futsal 2020
Se concederá um tiro de meta quando: a bola tenha ultrapassada em sua totalidade a linha de meta, seja por terra ou pelo ar, depois de haver tocado por último um jogador da equipe atacante, e não tenha marcado um gol conforme a Regra 10.
Resposta. leva mais que guatro segundos para cobrar um tiro de meta ou recolocar a bola em jogo quando está com ela em suas mãos.
Em uma partida de futebol goleiro cobra,o tiro de meta e a bola é interceptada pelo jogador adversário dentro da área. E o mesmo jogador chuta para o gol e marca.
O tiro de meta é sempre executado pelo goleiro, sem o apito do árbitro. É concedido em situações em que um jogador da equipe adversária invadir a área do gol ou tocar a bola enquanto ela está parada ou rolando dentro da área de gol.
O tiro de meta consiste no momento em que um jogador, geralmente o goleiro, chuta a bola de sua meta para reiniciar a partida. O tiro de gol - como é conhecido no Rio Grande do Sul - é concedido quando a bola ultrapassa totalmente a linha de fundo depois de ter tocado um jogador da equipe atacante.
Fundo: após uma cesta ou último lance livre convertido, e se esse for o mais próximo para reposição, são os casos onde é cobrado o fundo bola.
Regra dos 3 segundos - Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro da área restritiva do adversário, enquanto a sua equipe esteja na posse da bola. Regra dos 8 segundos - Quando uma equipe ganha a posse da bola na sua zona de defesa, deve, dentro de 8 segundos, fazer com que a bola chegue à zona de ataque.
A bola é considerada fora de jogo quando ultrapassa uma das linhas laterais, ou de fundo, ou quando o jogo for interrompido pelo árbitro. A bola está em jogo em todo outro momento, inclusive quando ela voltar e rebater em uma das balizas do gol ou um dos mastros das bandeiras de canto.
Regras relacionadas a bola no Basquetebol Bola ao ar: aplica-se no início do jogo e quando há uma bola presa (quando dois ou mais jogadores adversários estão segurando a bola ao mesmo tempo). A Bola ao Ar também se aplica quando: A bola sai da quadra e o árbitro tem dúvida qual equipe deve fazer a reposição.
Cada um fica colocado em sua quadra de defesa, com um dos pés mais próximo à linha central. Os demais jogadores ficam intercalados fora e próximos ao círculo central. Durante a partida, a bola só pode ser jogada com as mãos e o jogador poderá: passar, arremessar, dar tapas, rolar ou driblar em qualquer direção.
andar com a bola , no basquete , significa que deu um passo a mais. O certo é dar três passos e repassar a bola. Se o jogador quiser ir além disso, terá que dar quicadas contínuas até o ponto desejado.
Uma situação de bola ao alto ocorre quando: Uma bola presa é marcada. A bola vai para fora da quadra e os oficiais estão em dúvida ou discordam sobre quem foi o último a tocar na bola. Uma violação dupla de lance livre ocorre no último ou único lance livre.
O pé de pivô é determinado da seguinte forma: Jogador recebe a bola com um dos pés no chão: Aquele pé é o pé de pivô.