Uma demanda elástica ou oferta elástica é quando a elasticidade é maior que um, indicando uma elevada capacidade de resposta às mudanças no preço. Uma demanda inelástica ou oferta inelástica é quando a elasticidade é menor do que um, indicando baixa capacidade de resposta às mudanças de preços.
A demanda pode ser interpretada como procura, mas nem sempre como consumo, uma vez que é possível demandar (desejar) e não consumir (adquirir) um bem ou serviço. A quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada.
A diferença entre demanda e quantidade demandada é que por demanda entende-se toda a curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades, enquanto por quantidade demandada devemos entender um ponto específico da curva relacionando preço a uma quantidade.
O preço varia, ceteris paribus. A variação do preço vai causar uma variação na quantidade demandada (a quantidade que os consumidores desejam adquirir daquele bem).
Se a oferta se torna maior que a demanda, as empresas baixam os preços como forma de reduzir seus estoques. A quantidade ofertada cai, assim como o preço. Se a demanda se torna maior que a oferta as empresas aumentam os preços dos produtos e a quantidade ofertada, fazendo com que a demanda caia.
3. Pergunta 3 /1 Quando tem um _________________________ a oferta quantidade demandada se iguala a quantidade ofertada. Ocultar opções de resposta 1. Preço correto.