O consulado foi um regime político que governou a França desde a queda do Diretório, com o golpe de 18 de Brumário (10 de novembro de 1799), até 18 de maio de 1804, quando se inicia a primeira fase do Império Napoleônico.
Cem Dias
Foi imperador dos franceses como Napoleão I de 1804 a 1814 e brevemente em 1815 durante os Cem Dias. Napoleão dominou os assuntos europeus e globais por mais de uma década, enquanto liderava a França contra uma série de coalizões nas guerras napoleônicas.
Esse período, para fins didáticos, geralmente é dividido em três etapas: Consulado (1799 - 1804) Império (1804 - 1814) Governo dos 100 dias (20 de março - 8 de julho de 1815).
Carreira Militar e a Revolução Francesa Em 1784 ingressou na Escola Real Militar de Paris, onde começou sua carreira. Aos 16 anos de idade já era subtenente de artilharia. ... Napoleão marcou presença na Revolução Francesa, inicialmente contra ela. Fiel à monarquia à disciplina militar, condenou a insurgência popular.
francês
De cônsul a imperador Napoleão tomou para si a tarefa de defender internamente a Revolução Francesa e de levá-la ao restante da Europa. Estas foram as razões de grande prestígio para Bonaparte dentro da França e de também da formação de coligações de Estados europeus contra as pretensões imperiais francesas.
Napoleão Bonaparte fundou um novo banco e nova moeda na França com o intuito de centralizar o controle sobre a inflação. Por meio de tal iniciativa, era possível obter maior controle sobre as moedas que eram emitidas, somando às tarifas impostas que eram protecionistas.
Napoleão tinha a ambição de tornar a França o maior país do mundo, só que para isso precisava de mais poderes. Então ele convocou um referendo e o povo aprovou sua nomeação para Imperador. E foi assim que, em 2 de dezembro de 1804, Bonaparte se tornou Imperador da França.