15 ideias criativas para fazer instrumentos musicais com crianças
Aplique a técnica básica para golpear o pandeiro. Junte os quatro dedos e golpeie a pele com rapidez, num ponto cerca de um terço da distância para o centro da pele, a partir da estrutura externa. Tocar bem no centro da pele produzirá um som mais sujo, já que a pele não poderá ressoar por completo.
O pandeiro, registre-se, é a praga das rodas de samba. Todo mundo acha que sabe tocar, que é só bater no couro e dar uma balançadinha nas platinelas e o samba está feito. Pois trata-se de um dos instrumentos de percussão mais difíceis, tanto que tem até curso específico na Escola Raphael Rabello, do Clube do Choro.
Conheça então a técnica do Empandeire-se com o Prof. Gabriel Lopes e aonde você vai chegar ao final do curso. A TÉCNICA de 6 PASSOS para a levada básica do samba no pandeiro em menos de 3 meses.
A regra da cruz é fundamental na hora de afinar o pandeiro. Desse jeito, você deve primeiro afinar o lado posterior e depois o que está em frente, ou seja, na outra extremidade do instrumento, e assim por diante, sempre dando o mesmo número de rosqueadas em todos os esticadores.
Guarde o seu pandeiro numa case, ou capa com proteção – evitando, sempre, qualquer queda/batida nas platinelas. Uma forte pancada nas platinelas (do lado) pode, não somente danificá-las, como também pode quebrar a madeira.
O primeiro passo, é tirar a pele do instrumento, sem tirar o aro em que ela foi empachada, para proceder com o tratamento adequado. Em seguida, pegue um pedaço de algodão, embebede com um pouco de azeite de dendê tanto em cima quanto embaixo da pele. Mas cuidado: Não encharque.
O pandeiro é muito utilizado até hoje principalmente em dois gêneros musicais característicos do Rio de Janeiro: o chorinho e o samba. No primeiro, serve como um instrumento para marcação do ritmo e no segundo, é atualmente empregado como adereço para os passistas, que com ele fazem verdadeiros malabarismo.
Significado de Pandeiro substantivo masculino [Música] Instrumento de percussão, próprio para marcar ritmos, composto por uma armação circular de madeira, com uma das faces coberta, e aberturas espaçadas em que se colocam uma ou mais rodelas de metal, enfiadas em arames. [Popular] Designação popular de nádegas; bumbum.
Acredita-se que o pandeiro é um instrumento tão antigo que pode ter estado presente, até mesmo, no período paleolítico. ... Curiosidade: especula-se que a origem da palavra “pandeiro” começou na Espanha, como pandero, com influência do grego pandourion, que na verdade se refere a um instrumento de cordas.
SEPARAR EM SÍLABAS
SEPARAR EM SÍLABAS
O caxixi é um instrumento idiofone do tipo chocalho, de origem africana. É um pequeno cesto de palha trançado, em forma de campânula, pode ter vários tamanhos e ser simples, duplo ou triplo; a abertura é fechada por uma rodela de cabaça (Cucurbita lagenária). Tem uma alça no vértice.
Modo de Preparo
No Brasil, o caxixi passou a ser utilizado na cultura popular, sobretudo na capoeira, tornando-se parceiro do berimbau e duplicando o padrão rítmico básico dado pela baqueta, enriquecendo-o com ornamentações rítmicas.