A antropologia é uma ciência vinculada às ciências sociais que visa entender a formação da humanidade, por seus vários aspectos (culturais, físicos e históricos), no mundo.
A antropologia estuda o homem e a humanidade de modo integral, ou seja, analisando-a sob diversas óticas distintas. ... Na antropologia evolucionista a discussão é pautada sob o ponto de vista da evolução das estruturas biologicas e fisiológicas do homem, então a antropologia do século XIX privilegiou o Darwinismo Social.
Antropologia evolucionária ou evolutiva é o estudo interdisciplinar da evolução da fisiologia humana e do comportamento humano e a relação entre hominídeos e primatas não hominídeos. A antropologia evolucionária é baseada nas ciências naturais e nas ciências sociais .
A partir da etnologia que nota-se pelo estudo dos fatos e documentos analisados pela etnografia, ou seja, ela utiliza a antropologia cultural e social para uma comparação entre as diferentes culturas e seus grupos, afim de sobrepor uma cultura a outra.
Ciência que estuda os restos materiais deixados sobre o solo. A Arqueologia busca reconstituir o passado humano a partir dos seus traços materiais, artefatos, estruturas, construções, obras de arte, alterações do meio ambiente, comércio, dados somáticos e biológicos.
A antropologia jurídica é uma disciplina de grande importância para a formação crítica do jurista. Em um contexto universitário como o brasileiro, no qual prepondera uma formação dogmática e formalista, ela pode contribuir para uma melhor compreensão da complexidade social na qual se inscreve a regulação jurídica.
A área Antropologia Cultural e Social investiga as dinâmicas socioculturais relacionadas à América Latina em comunidades locais, nacionais e globais.