A ficha de EPI é responsável pelo registro da entrega dos EPIs essenciais para o trabalhador exercer as tarefas profissionais. Documentar o fornecimento dos equipamentos de segurança é importantíssimo para ambos, tanto para o empregado quanto para o empregador.
Como deve ser preenchida uma Ficha de EPI? A ficha de EPI deve ser preenchida pelo trabalhador ao retirar os equipamentos de proteção individual. Nela deve constar a assinatura do funcionário com a data da entrega, descrição do produto, Certificado de Aprovação e fabricante.
Como preencher a sua Ficha de EPI
NORMA REGULAMENTADORA 6 NR 6. 6.
O uso do equipamento de proteção individual é obrigatório sempre que um profissional estiver exposto a um risco inerente a sua atividade. Por exemplo, é comum que eletricistas, bombeiros e construtores corram perigos naturais à atividade, como cortes, abrasão ou perfuração.
Quem define o tipo de EPI que deve ser utilizado em cada função? A definição do EPI adequado ao risco existente em determinada atividade é feita pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da empresa.
1) Quem deve Fornecer EPI? A parte responsável por fornecer EPI em um relacionamento de trabalho é a empresa. De acordo com a NR 6, parágrafo 6.
Os EPI's a serem fornecidos pelo empregador devem ser adequados ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, cabendo a este além do fornecimento, orientar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação; exigir e fiscalizar a utilização, providenciar a higienização e manutenção periódica, assim ...
Quais as punições que um trabalhador pode receber caso não utilize os EPI"s destinados a sua função? a) Advertência e suspensão, podendo ocorrer a demissão por justa causa posteriormente.
Justa causa Em alguns tribunais, a não utilização pelos empregados ou mesmo a utilização incorreta do EPI é culpa da empresa. ... Se o empregado se recusar a usar o equipamento pode ser demitido por justa causa, já que além de ser um ato de insubordinação do empregado, está colocando em risco a sua saúde.
Se um colaborador utilizar um produto que esteja quebrado ou fora do prazo de validade, por exemplo, poderá resultar em acidentes do trabalho que poderão gerar multas e processos para a sua empresa, além do prejuízo na saúde do colaborador.
Caso aconteça algum acidente de trabalho em que o colaborador não estiver utilizando o devido EPI, além de multas, a empresa será obrigada a indenizar o funcionário, em alguns casos, também será obrigada a pagar um adicional de insalubridade de 40% do salário do funcionário, por todo o período que ele trabalhou, ...
II. A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, apenas quando as medidas de ordem geral não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho.
Jamais poderá se descontado o EPI nesse caso. ... O funcionário é responsável pela guarda e conservação do EPI. Essa obrigação está descrita em lei (NR) e ele não pode fugir dela. A empresa pode cobra por EPI extraviado desde que tenha provas de que o EPI foi realmente extraviado.
Como calcular multa por falta de EPI Assim, deve-se ter em mente, primeiramente, que o valor da multa varia de acordo com: a) O item da norma regulamentadora descumprido; b) O índice da infração (de 1 a 4); c) O número de empregados da empresa.
Agora, para calcular fica fácil, pois já sabemos que a UFIR foi congelada em R$ 1,0641. É só multiplicar: Valor mínimo: 5.
Para calcular a multa do FGTS basta pegar o valor do saldo acumulado no Fundo de Garantia de Tempo de Serviço do colaborador em questão para e usá-lo como base para a conta. Em seguida, deve-se multiplicar o valor do saldo por 0,40.
São exemplos de EPI: os protetores auriculares, os óculos de proteção, os capacetes, as luvas, as botas etc. EPC, por sua vez, é uma sigla para Equipamento de Proteção Coletiva.
Como exemplos de EPC podem ser citados:
EPC para eletricistas: Quais são?
EPCs para eletricidade
Tipos de EPC:
O capacete de segurança para eletricistas pertence à classe B desses produtos, sendo indicado para atividades que envolvam energia elétrica. Já os demais capacetes de proteção entram na classe A, ou seja, devem ser usados para trabalhos que não lidam com esse tipo de energia.
vermelho: carpinteiros de forma; laranja: eletricistas; preto: técnicos de Segurança do trabalho; marrom ou amarelo: visitantes.
Os capacetes de segurança devem ser usados com sua aba frontal virada sempre para frente, uma vez que o objetivo da aba é fornecer proteção ao rosto do trabalhador contra eventuais quedas de objetos.
CA 32425 - CAPACETE CLASSE B - AGENA INDUSTRIA DE EQUIPAMENTOS DE PROTECAO LTDA.
Verifique na figura 1, a posição correta do Capacete para efetuar a leitura da data de fabricação. Nesta figura o datador indica que o Capacete foi fabricado no ano de 2003 na décima terceira semana. Nota: Esta data de validade se aplica somente para capacetes marca e modelo MSA.
As botas VENTO com CA - Certificado de Aprovação de Equipamento de Proteção Individual do Ministério do Trabalho - garantem conforto, segurança e estabilidade também no ambiente de trabalho.
O Protetor Solar não é considerado Equipamento de Proteção Individual por um motivo muito simples: não possui CA. O Certificado de Aprovação não se aplica por não constar no anexo I da NR 06.