Em covas de cerca de 25 centímetros de largura e de 5 a 10 centímetros de profundidade, plante as ramas com 20 centímetros de comprimento, 5 a 7 gemas e diâmetro de 2,5 centímetros. A raiz precisa de solos profundos e soltos, preferencialmente os arenosos e de textura média.
Para fazer a multiplicação rápida da mandioca é necessária a construção de uma estufa ou câmara úmida. O produtor pode utilizar materiais que têm na propriedade, como varas de bambu e plástico para a estufa. A propagação inicia-se com o corte das ramas (caules sem folhas) em estacas de duas gemas.
A adubação com fósforo e potássio deve ser feita seguindo os resultados obtidos na análise de solo. As adubações com fósforo poderão ir de 400 a 1.
Preencha os copinhos com o substrato escolhido. Copinhos já organizados na bandeja e prontos para o plantio. Coloque de uma a tres sementes por copinho e irrigue pela manhã e pela tarde. Mudas germinando e raleio com tesoura de ponta fina.
Os adubos nitrogenados mais utilizados são a ureia (45% de nitrogênio – N), sulfato de amônio (20% de N), nitrato de amônio (34% de N), fosfato monoamônico-MAP (9% de N), fosfato diamônico - DAP (17% de N) e a amônia anidra, que é o fertilizante com maior concentração de nitrogênio, 82%.
solos arenosos
Solos argilosos pesados e solos compactados não são adequados, pois prejudicam o crescimento das raízes. O mais indicado é que o solo seja permeável, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5 e 6. A irrigação deve ser feita de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado.
O corte deve ser o mais uniforme possível e, deste modo, ao usar o facão deve-ser fazer um pequeno corte e depois girar a maniva 180° e desferir um segundo golpe para terminar de desprender a estaca.
A mandioca responde bem à irrigação: a irrigação total da superfície dobrou o rendimento da raiz obtido sem irrigação; a irrigação por gotejamento pode produzir aproximadamente o mesmo rendimento da irrigação superficial usando 50% menos água.
Seguindo estas recomendações e as condições climáticas apresentando-se favoráveis, a produção de raiz de mandioca poderá alcançar de 20 a 25 toneladas por hectare. Utilizando-se os sistemas de cultivo tradicionais, a produtividade fica entre 8 e 12t/ha.
O plantio é realizado a partir de pedaços de caule de plantas adultas saudáveis, denominados manivas, com 15 a 25 cm de comprimento e cerca de 2,5 cm de diâmetro. As manivas são colocadas em sulcos ou covas de 5 a 10 cm de profundidade, podendo ser dispostas na posição horizontal, vertical ou obliqua.
Informação Nutricional
Farinha de Rosca Yoki 500g R$ 6,39 un. Comprando 3 un. R$ 5,79 un.
Pois a farinha de mandioca possui benefícios incríveis para sua saúde! Afinal, é rica em ferro, cálcio, potássio, vitamina B6, manganês e magnésio.
Descubra 8 pratos que podem ser preparados com farinha de mandioca Deusa, sendo 6 pratos salgados e 2 doces.