No entanto, na tentativa de romper com o modelo mecanicista, surgiram as Abordagens Pedagógicas da Educação Física Escolar. Essas Abordagens podem ser definidas como movimentos que buscam renovação teórico-prático com o objetivo de estruturar o campo de conhecimento específicos da Educação Física3.
A Educação Física Higienista foi a fase que aconteceu até o ano de 1930, e se preocupava em colocar a EF como agente potencializadora de saneamento público, dava ênfase à questão da saúde, e tinha a EF como importante papel de formação de homens sadios e fortes, na busca de uma sociedade livre de doenças infecciosas e ...
O higienismo é uma doutrina que nasceu na primeira metade do século XIX, quando os governantes começaram a dar maior atenção à saúde e à moral dos habitantes das cidades. Considerava-se que a doença era um fenômeno social que abarcava todos os aspectos da vida humana.
No Brasil isto aconteceu durante o Século XX e foi inicialmente focada nas regiões Sudeste e Sul. A Higienização, ou Reurbanização, é a melhoria das condições de infraestrutura de uma cidade, como o estabelecimento de vias mais amplas, construção de sistemas de esgoto e a destruição de moradias irregulares.
As moradias dos trabalhadores passaram a ser alteradas conforme ideais de higiene e economia e a elite passou a ter interesses em zelar pela saúde e bem-estar de trabalhadores. Afinal, as epidemias não viam distinção entre ruas pobres e avenidas ricas e as cruzavam, sem cerimônias.
O legado indígena para os brasileiros Todos se depilavam, cortavam e lavavam os cabelos. Para isso, usavam produtos vegetais como o óleo de andiroba e extrato de pitanga, que ainda hoje são usados na indústria de higiene pessoal. Também veio deles o costume de tomar banho diariamente, ato que os portugueses evitavam.
O controle social se dá por meio dos Conselhos Indígenas de Saúde (Condisi), que garantem, ao menos no plano da legislação, a participação dos índios na gestão dos DSEIs. Os conselheiros são escolhidos pelas comunidades atendidas e participam de reuniões periódicas organizadas pelos gestores de cada DSEI.
Outro benefício que herdamos da intensa relação dos índios e a floresta é em relação às plantas e ervas medicinais. O conhecimento da flora e das propriedades das plantas os fez utilizá-las nos tratamento de doenças.