Segundo a OMS (1995), para que uma cidade se torne saudável ela deve esforçar-se para proporcionar:
A formação de uma cidade é um fenômeno Demográfico e Social. Geralmente a classificação de cidades se dá pelo número de habitantes que moram em um centro urbano, como é o exemplo da classificação da ONU, que uma cidade precisa de pelo menos 20 mil habitantes ao redor de um centro urbano (variável por país).
Por cidade, entende-se o espaço urbano de um município delimitado por um perímetro urbano. Para ser considerada cidade, é preciso ter um número mínimo de habitantes e uma infraestrutura que atenda minimamente as condições dessa população, mesmo que essa cidade seja dependente de outras que se localizem próximas a ela.
Para que uma cidade seja considerada global, ela precisa ter uma população bem numerosa, grande influência internacionalmente, concentração de empresas estrangeiras e ser um centro sociocultural. Como a cidade de São Paulo atende esses requisitos, ela pode ser considerada uma cidade global.
Seria, portanto, "global" a "cidade" que se configurasse como "nó" ou "ponto nodal" entre a economia nacional e o mercado mundial, congregando em seu território um grande número das principais empresas transnacionais; cujas atividades econômicas se concentrassem no setor de serviços especializados e de alta tecnologia, ...
A região considerada desta forma seria uma cidade em que as relações vinculadas teriam influência direta em assuntos mundiais por seus meios econômicos e sociais. ... Exemplos deste tipo de cidades globais são: Londres, Nova York, Tóquio, Chicago, Dubai, Hong Kong, Paris, Xangai, Singapura e Sydney.
Resposta. Também conhecidas como metrópoles mundiais, as cidades globais são aquelas que possuem influência em nível mundial. Portanto, as cidades globais possuem influência nos centros urbanos do próprio país e também em regiões de outros países do mesmo e de outros continentes.
A megalópole é uma aglomeração urbana grande formada pela junção de duas ou mais metrópoles. Já as metrópoles são as grandes cidades de um país, que atuam como centro de referência na malha urbana. Uma cidade global é uma cidade em que se tomam importantes decisões que afetaram o mundo como um todo.
Resposta. As cidades globais possuem grande importância para a economia mundial. Recebem estudantes, trabalhadores qualificados e pesquisadores do mundo todo. ... São importantes no processo de globalização econômica e cultural, que vem ocorrendo no mundo nas últimas décadas.
A conurbação é um fenômeno urbano que ocorre quando duas ou mais cidades se desenvolvem uma ao lado da outra, de tal forma que acabam se unindo como se fosse apenas uma. ... Neste caso, acidade de São Paulo cresceu tanto que acabou "encostando" nos municípios vizinhos, formando um aglomerado urbano.
Conurbação é um fenômeno urbano que ocorre quando duas cidades limítrofes expandem-se ao ponto de encontrar-se, compondo um único núcleo urbano.
A conurbação é o processo em que duas cidades vizinhas crescem a tal ponto que elas se juntam, compondo um mesmo meio urbano. ... Um exemplo de conurbação é o da região metropolitana de São Paulo, também chamada de “Grande São Paulo”, envolvendo mais de 38 municípios.
Megacidade é o termo empregado para definir uma cidade que sedia uma aglomeração urbana com mais de dez milhões de habitantes e que esteja dotada de um rápido processo de urbanização. A população das megacidades não conta com a região metropolitana em seu contorno.
Em outras palavras, é nas cidades globais que economia global é administrada e planejada, sendo, portanto, sede do poder. Vale lembrar que uma cidade pode ser global ao mesmo tempo que é considerada uma megacidade, por exemplo, Tóquio, São Paulo e Nova York.
Megalópole é um termo elaborado para designar uma região ou área superurbanizada, que congrega em torno de si uma articulação entre metrópoles, regiões metropolitanas e pequenas cidades, concentrando boa parte da população e dos serviços de um país.
As Megalópoles são regiões de grande aglomeração populacional constituídas pelo agrupamento de grandes regiões metropolitanas, que se interligam não fisicamente, mas por um eficiente sistema de transporte e comunicação.
Megalópole é o aglomerado (conurbação) de várias metrópoles ou regiões metropolitanas, como por exemplo a faixa que vai de Boston a Washington, compreendendo Nova Iorque, Filadélfia e Baltimore e que constitui maior megalópole do mundo.
O crescimento acelerado das metrópoles pode proporcionar o surgimento das megalópoles, que corresponde à conurbação entre duas ou mais metrópoles, formando um imenso e aglomerado espaço urbano e populacional.
As metrópoles são grandes cidades que têm grande poder de influência econômica sobre outras cidades que se encontram relativamente próximas. ... Quando duas ou mais cidades se conurbam ou quando o grau de influência e de dependência entre duas cidades vizinhas é muito alto, formam-se as regiões metropolitanas.
Uma região metropolitana é uma área formada por vários municípios que apresentam uma estrutura ou aglomeração urbana interligada entre si ou em torno de uma cidade principal, geralmente uma metrópole. ... Isso tudo porque essas cidades passaram ou estão passando por um processo de conurbação.
Conheça as 37 megacidades do mundo
Os Estados Unidos, país com grandes conglomerados urbanos, possui três megalópoles. Explicação: As megalópoles são formadas pela união de mais de uma metrópole.
Resposta. Em alguns países do mundo, o crescimento de duas ou mais metrópoles e das aglomerações urbanas no seu entorno, têm dado origem às chamadas megalópoles. As maiores megalópoles mundiais são: Tokkaido e Boswash no Japão.