Entre as mudanças na língua portuguesa ocasionadas pela reforma ortográfica, podemos citar o fim do trema, alterações da forma de acentuar palavras com ditongos abertos e que sejam hiatos, supressão dos acentos diferenciais e dos acentos tônicos, novas regras para o emprego do hífen e inclusão das letras w, k e y ao ...
O novo acordo ortográfico foi realizado em 2009, com prazo de adaptação até 2012, e visa uniformizar e aproximar a gramática entre os 9 países que têm a Língua Portuguesa como língua oficial. As mudanças consistem principalmente na acentuação, uso no hífen, uso do trema e no alfabeto, exemplificadas a seguir.
Nova Regra: O Alfabeto agora passa a ser oficialmente formado por 26 letras. Essas letras serão usadas em siglas, símbolos, nomes próprios, palavras estrangeiras e seus derivados. Exemplos: km, watt, Byron, byroniano. ... Nova Regra: Ditongos abertos (ei, oi) não são mais acentuados em palavras paroxítonas.
Palavras que levam prefixos, seguidos de outras que iniciem com a letra H devem sempre ser acompanhadas de hífen. Exemplo: Prefixo: co, mini, super, anti / Palavra: herdeiro, humano, hotel, herói. Dessa forma, temos: super-herói, anti-higiênico, sobre-humano, mini-hotel, super-homem, etc.
O objetivo da reforma é unificar o padrão escrito dos países que usam o português, uma idéia (ou melhor, ideia) que linguistas dos dois lados do Atlântico tentam pôr em prática desde 1975, quando surgiu o primeiro projeto de acordo ortográfico comum para brasileiros e portugueses.
A ortografia-padrão facilitará o intercâmbio cultural entre os países que falam português. ... e) O que é necessário para que ocorram mudanças na língua portuguesa? É preciso que o projeto com as novas regras seja aprovado pelos oitos países da CPLP e que pelo menos três deles ratifiquem as mudanças em seu território.
A ortografia é importante porque prescreve regras e usos, já que não há identidade perfeita entre os fonemas, pois fonemas semelhantes podem ser representados por grafemas diferentes. ... Portanto, conhecer as regras que regem a ortografia de nossa língua significa maior probabilidade de proficiência na modalidade escrita.
A eficácia da comunicação escrita muito se deve à ortografia. A padronização da grafia dos sons é o que permite, por exemplo, que, ao ler este texto, você seja capaz de compreendê-lo e interpretá-lo.
Então, pratique a escrita e alguns conselhos:
Como melhorar o português escrito (redação)
Atividades para trabalhar a ortografia
As matérias que sempre caem na prova de português são: interpretação de texto, literatura, gêneros textuais, linguística e gramática....As 5 matérias que você não pode deixar de estudar
Abordando essas três áreas, os assuntos mais pedidos na prova de Língua Portuguesa para concurso costumam ser:
Matérias de Português que sempre caem no Enem
LINGUAGENS. As aulas de Língua Portuguesa do ensino Fundamental Anos Iniciais e II são responsáveis por apresentar ao aluno os variados tipos de texto como forma de comunicação e expressão humano, seja por meio de produções jornalísticas, literárias ou mesmo artísticas.
Em relação aos conteúdos, a criança aprende o domínio da língua falada e escrita, os princípios matemáticos, a noção de espaço e tempo, os princípios científicos, além de ter um convívio com a arte e a estética. Além disso, é nessa etapa que ocorre a alfabetização dos alunos.
A função da gramática no ensino de Língua Portuguesa é ampliar a capacidade do aluno usar a sua língua, desenvolvendo competência comunicativa por meio de atividades com textos utilizados nas diferentes situaçõesde interação comunicativa, pois nossos alunos irão se deparar ao longo de suas atividades acadêmicas, ...