Sistema Defensivo: Existem dois tipos básicos de defesa: individual e por zona. ... O sistema ofensivo depende fundamentalmente do tipo de defesa. O contra-ataque deve ser sempre estimulado.
Sistemas táticos do basquetebol: como defender e atacar
O sistema ofensivo nada mais é do que um desenvolvimento de um pensamento tático voltado para a marcação de pontos , a invasão do campo adversário de maneira que o time inteiro estará avançado, em decorrência desse fato , prováveis problemas na defesa irão ocorrer .
Os sistemas podem ser ofensivos e defensivos, os ofensivos são 2x2 que se caracteriza pelo posicionamento de dois atletas na quadra defensiva e dois na quadra ofensiva,3x1 esse sistema e responsável pela nomenclatura das posições no futsal, 2x1x1 se caracteriza por dois jogadores na defesa um outro no meio da quadra e ...
Os dois tipos básicos de organização defensiva são defesa por zona – na qual o jogador é responsável por cuidar de uma região particular da quadra – e defesa individual – na qual cada jogador é responsável por marcar um adversário específico, independentemente da porção da quadra que ele ocupa.
Há dois tipos de defesa básicos no basquete. A marcação por zona determina áreas na quadra que serão cobertas por cada jogador enquanto a posse de bola é do time adversário. Já na marcação individual, cada atleta é responsável por acompanhar um determinado jogador.
Sistema de jogo, é o termo usado para definir a maneira com uma equipe se distribui no campo e a forma como ela ocupa os espaços nos seus diferentes setores( 4-4-2,4-2-3-1, 3-5-2..) ... Por exemplo: equipe X tem como definido que sua organização ofensiva será feita” com posse de bola e passes curtos”.
No basquetebol, as partidas são divididas em quatro períodos de 10 minutos e não podem terminar empatadas. No caso de empate, o jogo tem tantos períodos suplementares de 5 minutos quanto forem necessários para que ele seja desfeito. Ganha a equipe que obtiver o maior número de pontos ao final do jogo.
O basquetebol é jogado por cinco jogadores titulares e sete reservas. São três as posições desempenhadas pelos jogadores: os alas (que atuam pelas laterais), o armador (planeja as jogadas da equipe) e o pivô (geralmente os mais altos e mais fortes da equipe, responsáveis pelos rebotes e enterradas).