Por ser um documento cheio de especificidades e com informações restritas, a FISPQ só pode ser produzida pelo próprio fabricante ou pelo importador do produto químico. Ela pode ser entregue junto ao produto, na embalagem, mas também deve estar disponível no site da companhia responsável.
Pesquise on-line por informações de segurança sobre nossas marcas, incluindo LOCTITE®, BONDERITE®, TECHNOMELT®, TEROSON® e AQUENCE®. Você pode encontrar fichas de segurança (FISPQ) de duas maneiras: Pesquise no Nosso Website. Muitas fichas de segurança (FISPQ) podem ser encontradas pesquisando no nosso site.
Quem são os agentes responsáveis pela elaboração e utilização das informações presentes em uma FISPQ? O fabricante ou, no caso de importação, o fornecedor do produto químico no mercado nacional deve elaborar e tornar disponível a FISPQ aos seus clientes/usuários dos produtos.
FISPQ é uma sigla para identificar a Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos, um documento criado para normalizar dados sobre a propriedade de compostos químicos e misturas. O objetivo é evitar acidentes de trabalho ou até mesmo doméstico.
Os produtos químicos devem - e observa-se aqui a imposição, e não a faculdade - ser armazenados por família e em distância mínima de um metro entre as famílias. Os compostos corrosivos, como ácidos inorgânicos, bases e mais potencialmente perigosos devem ser armazenados sempre na parte inferior da bancada (prateleira).
LOCAIS DE ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS QUÍMICOS
Produtos químicos não podem ser estocados de forma simples, como organizados em ordem alfabética ou numérica e pronto. Eles devem receber atenção especial. Em primeiro lugar, é necessário separá-los e guardá-los com base em suas compatibilidades.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, em 14 de agosto de 2017, a NBR 14725-3:2017. Lembrando que, a obrigatoriedade de observância de normas técnicas no armazenamento e rotulagem de produtos químicos é advinda do DECRETO Nº 2.
NORMA REGULAMENTADORA 16 - NR 16. 16.
O ideal é que produtos perigosos sejam mantidos em espaços separados do restante do estoque, protegidos de acordo com as normas de segurança de manuseio e acondicionamento. A exemplo de materiais radioativos, que são conservados em câmaras blindadas para impedir o contato com o ambiente externo.
Segundo os especialistas em química, o nitrato de amônio, ao entrar em contato com o ar e o calor, pode gerar gases tóxicos – que podem provocar náusea e irritação nos olhos, na garganta e na pele. ...
Gases tóxicos, rejeitos líquidos, resíduos sólidos, entre outros, são responsáveis por uma série de transtornos ao meio ambiente, como destruição da camada de ozônio, poluição dos recursos hídricos, contaminação do solo, além do temível— apesar de controverso — “aquecimento global”.
COMO IDENTIFICAR PRODUTOS PERIGOSOS
Classes de produtos perigosos Classe 3 – Líquidos Inflamáveis; Classe 4 – Sólidos inflamáveis; Matérias sujeitas à inflamação espontânea e matérias que, em contato com a água, liberam gases inflamáveis; Classe 5 – Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos; ... Classe 9 – Substâncias e artigos perigosos diversos.
vermelho é inflamabilidade; azul é risco à saúde; amarelo é reatividade; branco indica perigos especiais, como ácido forte, gás asfixiante e produto radioativo.
Como é classificado um produto químico perigoso?
A identificação do produto perigoso no veículo é feita através de retângulos laranjas, que podem ou não apresentar duas linhas de algarismos, definidos como Painel de Segurança; e losangos definidos como Rótulos de Risco, que apresentam diversas cores e símbolos, correspondentes à classe de risco do produto a ser ...
Classificação da substância ou mistura: Produto químico não classificado como perigoso de acordo com ABNT NBR 14725-2 Recomendações de precaução: Leia o rótulo antes de utilizar o produto. Outras informações: Não classificado como produto perigoso pela ONU.
Os riscos mais comuns que devem ser indicados no rótulo de produtos e no transporte, segundo a NBR 7500:
Resposta. Resposta: Indicação do produto, condições de armazenamento, prazo de validade e toxicidade do produto.
Os rótulos de risco têm a forma de um quadrado, colocado num ângulo de 45° (forma de losango), podendo conter símbolos, figuras e/ou expressões emolduradas, referentes à classe/subclasse do produto perigoso.
A rotulagem do produto químico é um dos meios utilizados pelo fornecedor para transferir ao público-alvo as informações essenciais (incluindo o transporte, o manuseio, a armazenagem e as ações de emergência) sobre os seus perigos.
O rótulo de um produto é o “meio de comunicação” entre o consumidor e a marca. ... Estamos falando da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que, entre outras funções, é responsável por monitorar a rotulagem dos produtos para dizer se eles estão ou não adequados ao que devem transmitir ao consumidor.
O que o código P0101 significa P0101 é o código geral para um problema com a faixa operacional do Mass Airflow Sensor (MAS) e / ou um problema de desempenho do mecanismo.
O Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos, referido pela sigla GHS (do inglês Globally Harmonized System of Classification and Labeling of Chemicals), é uma abordagem técnica desenvolvida para definir os perigos específicos de cada produto químico, criando critérios de ...