O que é paniculite? A paniculite (ou adiposite) é uma doença rara caracterizada por inflamação do tecido subcutâneo , a camada de gordura logo abaixo da pele . Essa camada é constituída por glândulas de gorduras separadas por septos, numa estrutura semelhante a “favos de mel”.
A paniculite mesentérica é um processo inflamatório que constitui o segundo estádio de uma doença rara e progressiva que envolve o tecido adiposo do mesentério.
Qual é o tratamento? Paniculite mesenterica e uma doença rara devido a inflamação do mesenterio (agora considerado um órgão). O tratamento depende dos sintomas e quando necessário pode ser cirúrgico ou a base de corticoide e imunossupressão.
A paniculite mesentérica (PM) é uma condição rara de etiologia não totalmente conhecida, que afeta o tecido adiposo do mesentério do intestino delgado promovendo uma inflamação não específica que pode conduzir, em última análise, à fibrose e à retração do mesmo1.
Como tratar a íngua Remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, orientados pelo médico, podem aliviar a dor ou sensibilidade no local. Um bom remédio caseiro é tomar chá de eucalipto e usar compressas de argila, pois eles ajudam a desinflamar e fortalecer as defesas do organismo.
O médico realiza uma biópsia para identificar se trata-se de um câncer benigno ou maligno. A partir daí, o linfonodo poderá ser tratado com cirurgias, radioterapia ou quimioterapia, dependendo de cada caso. De qualquer modo, não deixa para buscar ajuda apenas quando há dor ou incômodo.
Em geral, não é preciso se preocupar muito quando surge uma íngua. Normalmente, ela apresenta vermelhidão e dor e costuma desaparecer sozinha dentro de 3 a 30 dias. No entanto, se o caroço para de doer e não diminui com o passar do tempo, pode ser sinal de algo mais grave.