o conjunto de todos os ecossistemas do planeta, ou seja, a camada do planeta Terra que contém organismos vivos.
As comunidades aquáticas estão incluídas em dois biociclos: o talassociclo ou biociclo marinho e o limnociclo ou biociclo de água doce.
Biosfera é o nome dado ao conjunto de ecossistemas presentes no planeta terra. Por ecossistemas, entendemos os sistemas naturais que possuem organismos vivos. Na biosfera encontram-se diversos ecossistemas, que foram divididos pelos teóricos em três biociclos: o epinociclo, o talassociclo e o limnociclo.
Resposta. Limnociclo é a divisão da biosfera que abrange todos os ambientes onde têm água doce, até mesmo um copo d'água ou uma poça. Também existem subdivisões nesse biociclo, que são: Þ província lótica ou das águas correntes, ou seja, ambientes onde há grande movimento de água, como, por exemplo, uma cachoeira.
São divididas em três zonas: nascente, curso médio (nascente) e curso baixo (foz). Nascente: é uma região intensamente violenta, e por este motivo o número de seres vivos encontrados ali é bem reduzido. Curso médio: nesta região é possível encontrar uma grande variedade de espécies, pois as águas são mais mansas.
Os principais fatores abióticos no ambiente marinho são: luz, temperatura, salinidade e pressão hidrostática.
Resposta: As comunidades são divididas em três grupos: Plâncton, Nécton e Bentos. Espécies do Plâncton: Fitoplâncton e Zooplâncton. Espécies do Nécton: Tartarugas e Medusas.
As comunidades que compõem o biociclo marinho são: Plâncton, Nécton e Bentos. Todos os três são afetas pela ausência do gás ozônio na atmosfera. A camada de ozônio é importante para todos os seres vivos, se não há camada de ozônio, maior é a incidência de raios solares no planeta, isso aquece todo o planeta.
Resposta: O biociclo marinho representa os mares e oceanos que correspondem a 3/4 da biosfera. Os fatores abióticos do ambiente marinho: luz, temperatura, concentração de sal, e pressão dos líquidos.
Fatores abióticos: Os principais fatores abióticos do talassociclo são a luz, a temperatura, a salinidade, a pressão hidrostática, as correntes e os nutrientes minerais.
A Biosfera é a soma de todas as regiões da terra onde existe vida. Considerando-se a grande diversidade dos ecossistemas que integram a biosfera, ela pode ser dividida em três grandes biociclos: -> epinociclo ou biociclo terrestre; -> talassociclo ou biociclo das águas salgadas (marinho);
Os seres vivos, a distribuição da vida na biosfera. A fina camada de solo, água e ar que abriga a vida em nosso planeta é chamada biosfera. ... É claro que cada tipo de ambiente da biosfera apresenta condições abióticas específicas, propiciando a vida de comunidades diferentes e formando, assim, ecossistemas diferenciados.
Na biosfera, portanto, o ar, a água, o solo, a luz são fatores diretamente relacionados à vida. As três principais camadas que compõem a biosfera são: a) geosfera, criosfera e exosfera.
A Biosfera pode ser estratificada por três regiões: Litosfera: camada superficial sólida da Terra; Hidrosfera: representa o ambiente líquido; Atmosfera: camada gasosa que circula a Terra e que envolve as outras duas regiões.
Essas quatro divisões englobam praticamente todas as características importantes do nosso planeta. Litosfera, por exemplo, é o nome dado à parte sólida formada a partir das rochas. Já a hidrosfera relaciona-se com a porção constituída por água, e a atmosfera é a camada de ar que envolve a Terra.
Como ressaltado, a ecosfera é composta por uma rede de interligações entre todos os organismos vivos e os fatores abióticos do meio em que vivem. ... Já os fatores abióticos são os elementos físicos, químicos ou geológicos do ambiente, responsáveis por determinar a estrutura e funcionamento dessas comunidades.
Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra. É um conceito da Ecologia, relacionado com os conceitos de litosfera, hidrosfera e atmosfera. Incluem-se na biosfera todos os organismos vivos que vivem no planeta, embora o conceito seja geralmente alargado para incluir também os seus habitats.
Resposta. A biosfera é a porção do planeta onde vivemos e onde habitam todas as formas de vida,animal e vegetal. Nela ocorrem as interações entre a atmosfera, a hidrosfera e a litosfera alguns dos fenômenos que ocorrem são por exemplo: A chuva e o furacão.
a biosfera significa esfera da vida. E a camada da terra onde nos os seres vivos vivemos. É importante pois contem o solo,a água,o ar,o calor e os alimentos,que fornecem condiçoes necessárias para o desenvolvimento da vida.
A biosfera é o lugar onde acontece a vida. ... Para que haja vida no planeta Terra é muito importante que se tenha luz e calor do Sol e água na forma líquida. Esses elementos são fundamentais para a manutenção da vida em nosso planeta, pois todos os seres que aqui vivem necessitam deles.
Assim podemos concluir que as 4 esferas da terra e qual a importância das mesmas para a vida na Terra, radica em que cada uma das esferas fornece as condições necessarias para que exitam os seres vivos; cada uma delas possui uma função específica que faz da Terra um planeta habitável.