O Manifesto Ágil diz que: Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas; Software em funcionamento mais que documentação abrangente; Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos; Responder às mudanças mais que seguir um plano."
Os quatro eventos scrum são: Planejamento de sprint. Reunião diária. Revisão do sprint. Retrospectiva do sprint.
3.
Os eventos Scrum são uma forma utilizada por este método para estabelecer uma rotina. Estes eventos são sempre curtos, havendo um limite máximo de tempo. No início da Sprint, sua duração é predeterminada e não pode ser alterada. Já os demais eventos podem terminar quando o seu propósito for alcançado.
Resumindo, Sprint é o principal evento do Scrum, seu coração. É um evento time-boxed, com duração fixa, que não pode ser encurtado ou alongado, que tem o objetivo de criar incrementos do software, com base no Backlog do Produto.
Scrum Master, Dono do Produto e Equipe Scrum. Qual o princípio do Scrum que determina tempo limite para os eventos realizados ao longo de um projeto? Tempo limite Timeout Deadline Timesheet Time-boxing.
Nos capítulos 3 a 7, descrevem os cinco aspectos que são considerados importantes para todos os projetos Scrum, que são: Organização, Justificativa de Negócio, Qualidade, Mudança e Risco.
Uma das principais características do Scrum é permitir o desenvolvimento de produtos complexos de uma forma incremental e iterativa, contribuindo para decompor um grande produto complexo, em pequenos subprodutos mais simples, mais rápidos e mais fáceis de serem desenvolvidos e entregues.
A metodologia Scrum é perfeita para cenários de incerteza e imprevisibilidade, pois é muito mais adaptável do que os métodos comuns. Ao invés de focar em uma versão final única, o processo divide o produto em várias entregas, permitindo ajustes e correções contínuas até chegar ao melhor resultado.
Quando o desenvolvimento de software utilizando Scrum é escalado, essas dependências de requerimentos, domínio de conhecimento, e artefatos de teste/software devem direcionar a organização do time, otimizando a sua produtividade. ... - Artefatos: todos os Times Scrum usam o mesmo e único Backlog do Produto.
Muitas equipes de poucas pessoas ou pequenas organizações consideram combinar o papel do Scrum Master (SM) e do Product Owner (PO) em uma única pessoa. ... O papel do ScrumMaster é normalmente preenchido por um gestor de projeto ou de um líder de equipe técnica mas pode ser qualquer pessoa.
Product Backlog - Oferecer o máximo valor comercial em um período de tempo mínimo é uma ideia que já está arraigada no Scrum.
Visão geral. Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software. No Scrum, os projetos são dividos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado.
Durante uma sprint acontecem uma série de cerimônias, responsáveis por garantir a transparência (geralmente através da comunicação, mas também envolvendo artefatos) e proporcionar momentos de inspeção e adaptação tal qual pregam os pilares do Scrum.
De acordo com o Guia Scrum, Scrum é um framework para desenvolver, entregar e sustentar produtos complexos. Trata-se de “uma estrutura na qual as pessoas podem resolver problemas adaptativos complexos, ao mesmo tempo que entregam produtos do mais alto valor possível de forma produtiva e criativa”.
A Revisão da Sprint é realizada no final da Sprint para inspecionar o incremento e adaptar o Backlog do Produto se necessário. Mostra o que está pronto e avalia o que foi incluído no Backlog. Durante a Revisão da Sprint o Time Scrum e as partes interessadas colaboram sobre o que foi feito na Sprint.
A Revisão da Sprint é um ponto de inspeção e adaptação ao final da Sprint. Durante a Revisão da Sprint, clientes e partes interessadas examinam o que as equipes construíram durante a Sprint e discutem mudanças e novas ideias.
O principal objetivo da reunião de Revisão é mostrar ao PO e aos demais envolvidos no projeto o que foi realizado durante a Sprint, não realizar uma homologação inicial do produto. ... É por isso que durante a Revisão o PO tem o poder de aprovar ou reprovar os itens do Sprint Backlog.
O objetivo da reunião da Revisão da Sprint é de se obter feedback do cliente sobre o Incremento do Produto gerado na Sprint e, com isso, poder frequentemente fazer ajustes de direção, diminuindo os riscos do projeto.
O principal objetivo da revisão de sprint (Sprint Review) é validar as entregas da equipe e verificar se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados. É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.