O ciclo de vida da tênia pode ser resumido nas seguintes etapas: Os ovos da tênia são eliminados pelas fezes de humanos contaminados. Desse modo, podem contaminar o solo, a água e os alimentos; Os ovos da tênia podem ser ingeridos pelos hospedeiros intermediários.
Ciclo de vida da Taenia solium Comumente, porcos atuam como hospedeiro intermediário, ao entrarem em contato com alimentos contaminados por ovos fertilizados ou proglotes maduras. Isso ocorre em criações de porcos não comerciais, como em fazendas familiares de pequeno e médio porte.
A teníase é uma infecção causada pelo verme adulto de Taenia sp., popularmente conhecido como solitária, no intestino delgado, podendo dificultar a absorção dos nutrientes dos alimentos e provocar sintomas como enjoos, diarreia, perda de peso ou dor abdominal, por exemplo.
A teníase é causada pela Taenia solium e/ou pela Taenia saginata, também conhecida como “solitária”. Já a cisticercose é causada pelas larvas dessas espécies de parasitas.
As opções mais usadas para tratar a oxiuríase são: Albendazol, 10 mg/kg em dose única, até o máximo de 400 mg. Repete-se a dose em duas semanas. Mebendazol, 100 mg, 2 vezes ao dia*, durante 3 dias consecutivos.
De fato, a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os grupos com maior risco para as parasitoses tomem remédios contra vermes periodicamente – e este é o caso de crianças de 1 a 14 anos de idade e trabalhadores com risco ocupacional, como mineradores e agricultores.
Dizem que o remédio de verme só deve ser tomado na lua minguante, é verdade? Sim existe este conceito, mas é puramente um mito ou crendice popular. Se este medicamento foi prescrito por um pediatra pode usá-lo em qualquer época do ano.