O movimento executado pelo Cavalo é conhecido por “um-dois” ou “em L”. Ele pode andar duas casas na horizontal e uma na vertical, ou duas na vertical e uma na horizontal, uma na horizontal e duas na vertical, e assim por diante. Quando a casa de saída do Cavalo for escura, a casa de chegada será clara, e vice-versa.
O movimento do cavalo é em forma de L: duas casas numa direção e uma para a direita ou esquerda dessa direção, ortogonalmente. O enunciado mais antigo da volta do cavalo propunha que, partindo de uma casa qualquer, o cavalo visitasse todas as outras 63 casas, passando uma única vez em cada uma delas.
Movimentos do xadrez
A Dama movimenta-se em linhas retas pelas fileiras, colunas e diagonais no tabuleiro. Não pode pular suas próprias peças ou as adversárias e captura tomando a casa ocupada pela adversária.
Resposta. Resposta: Bispo - Esta peça se movimenta somente nas diagonais do tabuleiro. Dama - Uma dama pode se movimentar tanto na horizontal como na vertical (assim como uma torre) ou nas diagonais (assim como um bispo).
Resposta. É a peça com o denominado nome: Torre, que pode se movimentar nas seguintes direções: Horizontal e Vertical.
A peça mais valorizada no xadrez depois do rei é a rainha, portanto, a segunda assertiva que está correta. A rainha é muito valorizada pois ela pode se mover em todas as direções, habilidade que apenas ela possui, portanto, com ela podemos realizar diversas jogadas diferentes.
Quando o Rei está sendo atacado, dizemos que ele está em Xeque. O Rei é a única peça que não pode ser capturada.
O reiEditar O rei pode capturar qualquer peça adversária, desde que ela não esteja protegida. A captura se dá da mesma forma que o movimento: a peça tem que estar em uma casa vizinha ao Rei, seja na mesma linha, na mesma coluna, ou na mesma diagonal.
Xeque-mate (em persa شاه مات, significando rei se render), ou simplesmente mate, é uma expressão usada no enxadrismo para designar o lance que põe fim à partida, quando o Rei atacado por uma ou mais peças adversárias não pode movimentar-se para outra casa, tomar a peça que o ameaça ou bloquear o ataque com outra peça.
Passos
1. e4
Estratégias e jogadas de xadrez infalíveis
Não mova desnecessariamente os peões, apenas os necessário para abrir as diagonais para os bispos, a dama, ou para proteger cavalos no meio do tabuleiro. Nao mova seus peoes muito a frente , mova apenas o suficiente para abrir diagonais para os bispos entrarem em ação.