“A continência é um sinal de respeito tipicamente militar, um cumprimento. O cumprimento de aperto de mão começou para mostrar a mão desarmada; a continência é um ponto diferente, mostra respeito a quem admiramos, respeitamos.
Continência é uma espécie de conexão que determina a reunião de processos para seu julgamento em conjunto, evitando decisões contraditórias. ... Assim, ocorrerá a continência quando as ações têm as mesmas partes e a mesma causa de pedir, mas o pedido, embora diferentes, de uma delas engloba o da outra.
Continência é a saudação militar e uma das maneiras de manifestar respeito e apreço aos seus superiores, pares, subordinados e símbolos, como a bandeira nacional, por exemplo. ... Como o presidente da República é o chefe das Forças Armadas, em alguns países, ele também costuma prestar continência a militares.
23 - Quando um militar ouvir tocar o Hino Nacional, em uma solenidade, fará alto, voltado para a musica, e ficará em continencia enquanto durar a execução. 24 - Quando um militar encontrar uma tropa, cujo comandante tenha graduação igual á sua ou maior, fará continencia unicamente ao comandante.
Art. 47. O Oficial que exerce função do posto superior ao seu, tem direito à continência desse posto apenas na Organização Militar onde a exerce e nas que lhe são subordinadas.
Quando um militar encontrar uma tropa, cujo commandante tenha graduação igual á sua, ou maior, fará continencia unicamente ao commandante. Este responde á saudação e a tropa não se manifesta.
Guarda fúnebre é a tropa armada especialmente postada para render honras aos despojos mortais de militares da ativa e de altas autoridades. A guarda fúnebre toma apenas a posição de "sentido" para a continência às autoridades de posto superior ao do seu comandante.
São elementos essenciais da continência individual: a atitude, o gesto e a duração, variáveis conforme a situação dos executantes: I - atitude - postura marcial e comportamento respeitoso e adequado às circunstâncias e ao ambiente; II - gesto - conjunto de movimento do corpo, braços e mãos, com ou sem armas; III - ...
O militar, para se apresentar a um superior, aproxima-se deste até a distância do aperto de mão; toma a posição de "Sentido", faz a continência individual como prescrita neste Regulamento e diz, em voz claramente audível, seu grau hierárquico, nome de guerra e Organização Militar a que pertence, ou função que exerce, ...
112. Depois das 18 horas, a tropa só prestará continência a outra tropa, à Bandeira, ao Hino Nacional e às bandeiras e hinos estrangeiros. Excetuam-se as guardas de honra, que também as prestarão às autoridades a quem a homenagem se destinar.
Dá nova redação a dispositivos do Decreto nº 88.
Art. 4º - Quando dois militares estaduais se deslocam juntos, o de menor antigüidade dá a direita ao superior. Parágrafo Único – Se o deslocamento se fizer em via que tenha lado interno e externo, o de menor antigüidade dá o lado interno ao superior.
- Dedicar-se inteiramente ao serviço da Pátria. ... - Priorizar o interesse da Pátria sobre os interesses pessoais ou de grupos sociais.
A passagem de comando é realizada em uma cerimônia militar constituída de vários eventos, dentre os quais destaca-se a transmissão do cargo. Fora da cerimônia militar, ocorrem outros eventos que complementam a passagem de comando.
- Para se chamar um Oficial-General usa-se o vocativo. Ex: "Senhor General, o Comandante do Exército chegará às dez horas. - Nas relações correntes de serviço, admite-se tratar os Oficiais-Generais de "SENHOR".
Para prestar continência a uma tropa comandada por oficial, a sentinela toma a posição de “Sentido”, executando o “Apresentar Arma” quando a testa da tropa estiver a 10 (dez) passos, assim permanecendo até a passagem do Comandante e da Bandeira; a seguir faz “ombro Arma” até o escoamento completo da tropa, quando volta ...
Mova os braços naturalmente ao marchar. Os dedos devem ficar flexionados contra as palmas, sem atrapalhar o movimento dos braços. Não os deixe imóveis ao lado do corpo, mas não faça movimentos exagerados demais. O Exército americano requer que as mãos se movam 23 cm para frente e 15 cm para trás a cada passo.
A melhor maneira de desenvolver uma voz de comando é praticar. Em comandos combinados, como o comando preparatório (advertência ou prevenção) e o comando de execução são combinados. Dê esses comandos sem inflexão e com o tom alto e alto uniforme de um comando normal de execução.
Através da Ordem Unida, a tropa evidencia, claramente, os quatro índices de eficiência: moral; disciplina, espírito de corpo e proficiência.
Na Ordem Unida, para transmitir sua vontade à tropa, o comandante poderá empregar a voz, o gesto, a corneta (clarim) e/ou apito. a. Vozes de comando - são formas padronizadas, pelas quais o coman- dante de uma fração exprime verbalmente a sua vontade. A voz constitui o meio de comando mais empregado na Ordem Unida.
A ordem unida é uma formação habitual de marcha, de parada ou de reunião dos componentes de uma tropa, que observa as distâncias e os intervalos estabelecidos. ... Ao conjunto harmonioso, cadenciado e equilibrado dos movimentos de marcha, dá-se o nome de ordem unida.
Intervalo: é o espaço entre dois desbravadores colocados na mesma fileira (um do lado do outro). Coluna: quando os desbravadores estão um atrás do outro, independente da distância e intervalo, entre blocos ou grupos.
É na atividade militar onde são treinadas marchas e desfiles cívicos em conjunto harmonioso, cadenciado e equilibrado. Ordem unida é a mola mestra da disciplina, pois desenvolve a hierarquia e a coesão. ...
O homem-base é o desbravador da testa da direita do Clube, salvo casos especiais, devido à necessidade, poderá ser designado ao centro ou a esquerda. ...
r. PROFUNDIDADE - é o espaço compreendido entre a testa do primeiro e a cauda do último elemento de qualquer formação. s. FRENTE - é o espaço, em largura, ocupado por um grupo em linha ou coluna.
Exemplo: Atenção clube! b) Comando propriamente dito: tem por finalidade indicar o movimento a ser realizado pelos executantes. Exemplo: Direita... ... c) Voz de execução: tem por finalidade determinar o exato momento em que o movimento deve começar ou cessar.