Definição: Dá-se o nome de “areia de moldagem”, ao material que constitue os moldes ditos “refratários”. (1) Engenheiro do Departamento de Metalurgia do I. P. T. orgânicos (óleos de linhaça, de milho, dextrina, resinas, melaço), carvão em pó, serragem, cimento Portland.
Na metalurgia, a fundição é o processo de colocar metal líquido em um molde, que contém uma cavidade com a forma desejada, e depois permitir que resfrie e solidifique. A parte solidificada é conhecida como peça fundida, que é tirada do molde ou tem o molde quebrado para completar o processo.
A contração ocorre durante o resfriamento do fundido, e acontece em três etapas, sendo elas contração do liquido durante o resfriamento e solidificação, contração durante a transformação de fase do líquido para o sólido e contração térmica do fundido solidificado durante seu resfriamento até temperatura ambiente.
Processos de Usinagem
Existem vários processos de usinagem, entre eles serramento, aplainamento, torneamento, fresamento (ou fresagem), furação, brochamento, eletroerosão, entre outros. ... Hoje em dia, a usinagem está presente em diversas indústrias, como a automotiva, a naval, a aeroespacial, a eletrônica, a de eletrodomésticos.
As vantagens e os principais processos de usinagem de peças em aço
Os cavacos são pequenas lascas de metais, que dependendo da peça a ser usinada pode ocasionar muita ou pouca perda de material. Ou seja, quanto mais cavacos gerados no processo, maior o desperdício de metal usinado.
a) 1 - Projeto da peça com as especificações de material e acabamento. 2 - Identificação dos processos necessários. 3 - Parâmetros de corte e cálculos de esforço.
Torneamento é o processo de usinagem usado para fabricar peças cilíndricas, no qual a ferramenta desenvolve um deslocamento linear, enquanto a peça exerce um movimento rotacional.
Corte Ortogonal O primeiro é o ângulo entre a aresta principal da ferramenta de corte e a direção das fibras da madeira; e o segundo o ângulo entre a direção de corte e a fibra da madeira. Desta maneira, ficam definidos três tipos de corte 90 - 0, 90 - 90 e 0 - 90 como demonstra a Figura.
Fluidos de corte são utilizados para facilitar a operação de usinagem de alguns materiais, como os metais. Estão entre suas funções refrigerar, lubrificar, proteger as peças da oxidação e limpar a região de usinagem.
Para um melhor desempenho do fluido de corte recomenda-se armazená-lo em local adequado e limpo; para não ficar contaminados ele pode ser limpo por meio de decantação e filtração; a aplicação do fluido deve ser na ponta da ferramenta evitando o choque térmico e a distorção.