Uzá ( m. 1010 a.C ) foi um israelita cuja morte está associada a tocar a Arca da Aliança.
Ele sobreviveu simplesmente por obedecer às leis no contexto de condução da Arca da aliança. Já Uzá, filho de Abinadade, cuja arca ficou na sua casa por mais de 20 anos, e ninguém da família morreu com ela ali, tocou na arca quando esta balançou em decorrência dos bois que tropeçaram.
Significado do nome No original hebraico 'Uzzah (עזה), Uzá provavelmente significa “força”.
Moisés
De acordo com a Bíblia, quando os filisteus capturaram a Arca da Aliança, colocaram-na no templo de Dagom, em Asdode, mas no dia seguinte Dagom estava prostrado diante da arca, e no outro dia ele estava prostrado, com cabeça e palmas das mãos cortadas, sobrando apenas o tronco.
Era um deus venerado pelos filisteus (ou povo de Canaã) com o nome de Dagon ou Dagantakala. O seu nome pode provir de dag, peixe. ... Assim, ele é representado como um ser que é metade peixe e metade homem.
Sansão
Em seguida, moléstias (hemorroidas, especificamente, além de um surto de ratos) teriam assolado a população de Asdode, inclusive príncipes e sacerdotes filisteus, o que fez com que a arca fosse transportada para Ecrom, outra cidade filisteia.
Rato, 'akhbar no original hebraico, é propriamente o arganaz, o rato-do-campo (1Sm 6:4). ... Deus “destruiu” o povo de Asdode por meio da terrível invasão de ratos do campo, que são como gafanhotos em suas destruições (1Sm 6:4,11,18).
5) Mateus 11:28. Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos farei descansar. A ansiedade é um fardo pesado de carregar, tão pesado que às vezes é preciso toda a sua força emocional para não ceder ao peso.