“Há 50 anos o AAS tem sido adotado na prevenção de eventos cardiovasculares, mas seu uso constante pode causar irritação e sangramento gástrico – muitas vezes sem sintomas prévios.
Ao inibir a produção de prostaglandinas, a aspirina reduz a produção de coágulos. Embora isso possa ser ruim, por exemplo no caso de sangramento nasal, coágulos sangüíneos podem ser prejudiciais também, por exemplo, ao causarem infartos pelo bloqueio de vasos sangüíneos que levam oxigênio e energia ao coração.
Ácido acetilsalicílico e ácido salicílico diminuem o metabolismo da glicose e a viabilidade celular modulando a atividade e a estrutura da fosfofrutocinase-1.
O prasugrel, inibidor direto da P2Y 12, e primeiro grande concorrente do clopidogrel a ganhar o mercado possui algumas características interessantes: droga de uma única tomada diária, assunto importante a ser abordado com os coronariopatas que tomam uma pletora de medicamentos de uso crônico, além de maior potência ...
A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que remédios contra a hipertensão, por exemplo, sejam ingeridos antes de dormir, para ter seu efeito nas primeiras horas do dia. Assim como o uso de ácido acetilsalicílico (a aspirina) para a prevenção de eventos cardiovasculares é mais eficiente à noite.
Tome os comprimidos com bastante líquido, de preferência antes das refeições. Deve-se tomar a quantidade de comprimidos indicada pelo médico, nas seguintes situações: Em caso de infarto agudo do miocárdio: uma dose inicial de 100 a 300 mg é administrada assim que houver suspeita de infarto do miocárdio.
O AAS Infantil está indicado para: O alívio sintomático de dores de intensidade leve a moderada, como dor de cabeça, dor de dente, dor de garganta, dor menstrual, dor muscular, dor nas articulações, dor nas costas, dor da artrite; O alívio sintomático da dor e da febre nos resfriados ou gripes.