É linear quando o tempo, o espaço e os personagens são apresentados de maneira lógica e as ações desenvolvem-se cronologicamente, assim, observa-se o começo, o meio e o fim da narrativa.
Entenda-se por linear a abordagem que segue uma disposição cronológica dos fatos ao longo da narrativa, enquanto fica sendo não linear toda técnica que subverta essa formalidade.
A narrativa circular, como bem indica o nome, apresenta uma história que termina no ponto em que começou, fechando um círculo.
Enredo, também chamado de intriga, trama ou argumento, é o elemento que dá sequência a uma história. Isso porque é em torno dele que se desenvolvem todos os acontecimentos de uma narrativa.
Resposta: O Enredo, também chamado de trama ou intriga, é o conjunto de fatos ligados entre si que fundamentam a ação de um texto narrativo. É o encadeamento de ações executadas pelas personagens, ordenados em uma seqüência lógica e temporal, a fim de se criar um sentido ou emoção no espectador.
Resposta. Clímax é o ponto mais alto de tensão numa narrativa. ... Por definição, o clímax ocorre no desenrolar de um conflito, pouco antes do desfecho. É o momento mais difícil no percurso do herói, a crise mais iminente do protagonista, o ponto crucial do conflito, onde não se sabe para que lado a história penderá.
Os elementos da narrativa são enredo, tempo, narrador e personagens que ajudam a contextualizar uma história. Uma narrativa é um tipo de texto descritivo de histórias fictícias ou reais, com personagens inseridos em determinados tempo e espaço.
Narrador é aquele que conta a história. Ele pode fazer parte da história, ou apenas contá-la para o leitor. Quando o narrador faz parte da história, isto é, quando também é uma personagem, dizemos que é um narrador em primeira pessoa.
Resposta: O narrador é quem narra a história ou texto, e a sua profissão é narrar os textos ou histórias.
04 – Qual a profissão do narrador? Retire do texto que justifique sua resposta. ESCRITOR. Na realidade estou adiando o momento de escrever.
R: A mulher suspira, depois de ver o garçom se afastar para atendê-los, olhando para os lados, a reassegurar-se da naturalidade de sua presença ali. 06. (D11) Por que o garçom não aprovaria o pedido do pai? R: Porque invés de comprar um pedaço de bolo poderia ter comprado um bolo inteiro.
Resposta. Explicação: se o nome do texto for A última crônica.
Resposta. Resposta: foi escrita pra você mesmo.
Resposta. Resposta: Tomar um café e recolher da vida diária algo de seu disperso conteúdo humano, fruto da convivência, que a faz mais digna de ser vivida.
Sobre "A última crônica" de Fernando Sabino. 1. Foco Narrativo é o tipo de narrador de uma história, ou seja, é a “voz do texto” ou perspectiva empregada pelo autor. No texto escolhido o foco narrativo está na 1° pessoa do singular, sendo o narrador um dos personagens da história.
Que sentimentos indicam o uso de diminutivos (arrumadinha, negrinha, menininha, fitinha) ao se referir à menina? Comoção, dó... 9.No desfecho, o que sente o narrador quando o pai sorri para ele. Ele se sentiu muito feliz e preferiu que a sua última crônica: fosse pura como aquele sorriso 10.
Resposta. Resposta: O leitor é conduzido pelo cronista; envolve-se com os pensamentos e dificuldades dele e participa da cena descrita por ele.
O tempo verbal presente é usado para retratar algo que acontece no momento da fala. Ex: Eu estou em casa. O tempo verbal futuro é algo que vai acontecer depois do momento da fala. Ex: Eu irei ao supermercado.
Resposta. O tempo verbal predominante é o presente do indicativo.
Resposta. Resposta: Porque o texto é sobre como o narrador imagina que deve ser a sua última crônica.
Sabino Fernando
O texto “A Última Crônica”, do escritor Fernando Sabino, relata a história de um escritor que desejava escrever seu conto, mas que naquele momento não se sentia inspirado para isso. Ele pretendia fechar com chave de ouro mais um ano de contos e histórias.
Fernando Sabino
Resposta. Resposta: Os interlocutores da situação comunicativa da crônica "Comunicação" são: o autor, Luis Fernando Veríssimo, e os leitores do livro e do jornal em que esse texto foi publicado.
A crônica narra de forma artística e pessoal fatos do cotidiano, geralmente colhidos no noticiário jornalístico. ... A crônica geralmente é um texto curto e leve, escrito com objetivo de divertir o leitor e /ou levá-lo a refletir criticamente sobre a vida e o comportamento humano.