Nesse cenário, a desverticalização da gestão das empresas aparece como uma alternativa para dinamizar a atividade organizacional. ... A redução de custos com a força de trabalho aparece como uma intenção inicial, porém a gestão horizontalizada vai além das propostas de redução de custos, impacta todo o processo de gestão.
A literatura aponta que a desverticalização do setor pode tornar o pólo mais competitivo, atingindo maior eficiência e causando maior fortalecimento da região. Para avaliar a veracidade dessa hipótese, verificaram-se os possíveis efeitos da desverticalização para a lucratividade das empresas envolvidas.
Por fim, a desverticalização, que foi prevista recentemente no setor elétrico brasileiro, intenciona estimular a concorrência em determinados pontos da cadeia produtiva de determinado produto/serviço e, no caso da energia elétrica, sobretudo, na geração de energia.
A gestão horizontal chegou para propor uma maneira diferente de encarar a organização hierárquica da empresa. ... Nesse modelo de gestão, as decisões são tomadas em conjunto, discutidas entre todos os integrantes da equipe. Todos os colaboradores são incentivados a se posicionar e têm sua voz ouvida.
Na estrutura horizontal, os funcionários têm autonomia para tomar suas próprias decisões, enquanto a gestão vertical é baseada na hierarquia. ... A estrutura organizacional de uma empresa define os papéis dos funcionários, facilita a comunicação e estabelece uma cadeia de responsabilidades que devem ser cumpridas.
Quando falamos em Organização Formal, falamos do conjunto de normas e regras que conduzem o andamento de todos os processos da empresa. A Organização Formal é pautada pela lógica e racionalidade. Ela engloba fatores importantes dentro da empresa, como: Código de ética do ramo de trabalho.
O livro se propõe a ir além de uma simples história sobre como o Google funciona e dá dicas úteis, de forma bastante ágil, sobre como gerir qualquer empresa, mostrando práticas e compartilhando experiências que funcionaram na gigante das buscas.
Primeiro passo: encontrar uma vaga
Sendo uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Google permite que seus funcionários usem smartphones, tablets e chromebooks antes mesmo de eles serem lançados. O colaborador ainda pode dar sugestões para melhorar os produtos, tomando parte em sua criação mesmo sem fazer parte do time responsável.
Temos diversas vagas disponíveis na Netflix, inclusive na equipe de entrega de conteúdo, que lidera as atividades do Open Connect. Se estiver interessado em trabalhar em desafios com escala e escopo global, acesse www.netflix.com/jobs para obter mais informações.