A fórmula da intensidade, no Sistema Internacional de Unidade, é calculada em Newton por Coulomb (N/C). Tendo como prefixo Newton (N), como força, e Coulomb (C) como carga elétrica.
O sentido será determinado pelo sinal da carga de prova: se a carga de prova for positiva (+), F e E terão o mesmo sentido, mas se a carga de prova for negativa (-), F e E terão sentidos contrários. É importante saber que o vetor campo elétrico num ponto NÃO depende do valor da carga de prova q.
- módulo: o módulo do campo elétrico em um ponto P é dado pela equação acima. - direção: é a mesma da força elétrica . - sentido: é o mesmo da força elétrica se q > 0 e sentido contrário se q < 0. No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade do campo elétrico é N/C (newton/coulomb).
Campo Elétrico Uniforme Este tipo de campo é obtido com a aproximação de duas placas condutoras planas e paralelas eletrizadas com cargas de mesmo valor absoluto e sinais contrários. Na figura abaixo, apresentamos as linhas de campo entre dois condutores eletrizados.
O campo elétrico de uma carga pontual e no vácuo pode ser calculado por meio da seguinte equação:
Campo Elétrico- é um campo de força provocado pela ação de cargas elétricas (elétrons, prótons, íons), ou por sistemas delas (cargas). Vetor Campo Elétrico- é quando consideramos uma carga elétrica puntiforme fixa (Q) e caracterizamos o vetor campo elétrico no ponto "p" situado a uma distância "d" da carga (Q).
Entre cargas de sinal diferente, a resultante do campo elétrico aponta sempre em direção à outra carga. Com isso, surge a força de atração elétrica. Entre cargas de sinal igual, a resultante do campo elétrico aponta na direção oposta à posição das cargas, promovendo uma força elétrica de repulsão entre elas.
A intensidade do campo elétrico é proporcional à concentração das linhas de força. Assim, quanto maior a concentração de linhas de campo, mais intenso será o campo elétrico.
A relação entre essas duas grandezas é a seguinte: o potencial elétrico é igual à energia potencial elétrica por unidade de carga, ou seja, a quantidade de volts de uma certa região do espaço determina qual será a energia potencial elétrica para cada 1 C de carga elétrica de prova.
Uma linha de força é uma linha imaginária desenhada de modo que sua tangente em qualquer ponto aponte no sentido do vetor do campo elétrico naquele ponto. A proximidade entre elas está relacionada com a intensidade do campo elétrico naquela região do espaço.
Superfícies equipotenciais são superfícies de um campo elétrico, onde todos os pontos apresentam mesmo potencial elétrico, ou seja, suas linhas de força são sempre perpendiculares a sua superfície. ... Num campo elétrico uniforme, as superfícies equipotenciais são paralelas entre si.
Uma propriedade importante – Duas linhas de força de um mesmo campo elétrlco nunca se cruzam. ... Mas, isso não pode acontecer, pois pela propriedade fundamental do campo elétrico, em cada ponto só existe um vetor campo, perfeitamente determinado em intensidade, direção e sentido.
as linhas do campo elétrico “saem” (divergem) das cargas positivas e chegam (convergem) nas cargas negativas.
Relação entre a concentração e as forças:Quanto maior a concentração de linhas de força, maior a intensidade, pois são proporcionais assim Quanto maior a concentração (densidade) das linhas de campo numa dada região, maior a intensidade do campo elétrico e maior o módulo da carga.As linhas de força representativas de ...
Se a distribuição de cargas for uniforme, a densidade de cargas será constante em toda a superfície. No caso de um condutor isolado (longe de outros condutores) que esteja eletrizado e em equilíbrio eletrostático, a densidade terá módulo maior nas regiões pontudas.
Condutor esférico: a carga elétrica e uma esfera condutora, em equilíbrio eletrostático e isolada de outras cargas, distribui-se uniformemente pela sua superfície, devido à repulsão elétrica. Seja R o raio da esfera e d a distância do centro da esfera até o ponto onde se querem o campo elétrico E e o potencial V.
Resposta. O campo elétrico no interior de todos os condutores é nulo.
Pode-se carregar um condutor no ar até que o campo elétrico na superfície atinja 3,0 x 10^6 V/m. Valores mais altos do campo ionizam o ar na sua vizinhança, liberando o excesso de carga do condutor.
Blindagem eletrostática é o fenômeno físico que faz com que o campo elétrico seja sempre nulo no interior dos materiais condutores. Isso ocorre devido à forma como as cargas elétricas distribuem-se ao longo da superfície dos condutores em equilíbrio eletrostático.
Ao ser eletrizado, um condutor elétrico tende a afastar as cargas elétricas o máximo que pode. Isso acontece porque o excesso de cargas tem exatamente o mesmo sinal, o que significa que as cargas se movimentam e se distribuem na superfície do condutor, seja ele maciço ou oco.
Princípio da atração e repulsão de cargas: cargas elétricas de mesmo sinal repelem-se e, de sinais contrários, atraem-se.
Aplicação: Observe que um condutor, neutro ou eletrizado, atinge o equilíbrio eletrostático quando as partículas carregadas de cargas não se movem "uniformemente" no interior nem na superfície do condutor.