Uma das vasilhas mais emblemáticas da cerâmica Santarém são os vasos de gargalo, caracterizados pela presença de um gargalo constrito com flange, base em pedestal e bojo lobado, geralmente com dois pares de apliques formando eixos de simetrias perpendiculares.
Os tipos cerâmicos predominantes presentes em Santarém são os vasos de cariátides4, vaso de gargalo5, vasos globulares, estatueta antropomorfa, muiraquitãs e caximbos. ... Os vasos de gargalo apresentam grande diversidade de formas antropomorfas e zoomorfas, predominando as primeiras e distintos modos de produção.
Na região do baixo rio Tapajós floresceu a chamada cultura Santarém, que se notabilizou pela produção de uma cerâmica de estilo muito peculiar, baseado no emprego das técnicas de modelagem, incisão, ponteado e aplicação.
Essa complexa civilização viveu em um ambiente extremamente inóspito: muito quente e úmido, sujeito a enchentes e com solo pobre. E essa é uma das razões que levavam os marajoaras a construir enormes morros, chamados tesos, para abrigar suas casas. Estima-se que eles dominaram a ilha até o ano 1400.
Os marajoaras ou cultura do Marajó foram uma sociedade que floresceu na Ilha de Marajó ou Rio Amazonas na Era pré-colombiana. Em uma pesquisa, o arqueólogo Charles Mann sugere datas entre 400 e 1600 para a cultura. Contudo, atividade humana desde 1000 a.C. já tinha sido reportada nesses locais.
Marajoara: Se caracteriza pela exuberância e variedade de decoração, usando pintura vermelha e preta sobre o engobo branco. Estado de um corpo que usa diferentes cores; qualquer processo de impressão de que se utilizem mais de três cores.
o anteparo do mar. Marajoara é o nome dos habitantes da ilha de Marajó. Do ano 400 dC a 1400 os marajoaras desenvolveram peças de cerâmica muito resistentes e bonitas.
A arte marajoara é um tipo de cerâmica fruto do trabalho das tribos indígenas que habitavam a ilha brasileira de Marajó (próximo a Belém, no estado do Pará), na foz do rio Amazonas, durante o período pré-colonial de 400 a 1400 d.C. O período de produção desta cerâmica tão sofisticada esteticamente é chamado de "fase ...
Significado de Marajoara adjetivo Que diz respeito à ilha de Marajó, na foz do Amazonas. Diz-se de certo estilo de ornamentação inspirado nos motivos indígenas da ilha de Marajó, aproveitado especialmente na arquitetura e na cerâmica.
Oriunda das práticas de lazer dos caboclos da região do Arari, na ilha do Marajó, esta arte reúne características próximas a outras artes marciais como a Grego Romana, por exemplo. A Luta Marajoara foi praticada originalmente na Ilha do Marajó, região Norte do Brasil.
Resposta. Desde o século XIX, período mais ou menos próximo ao movimento da Cabanagem2 no Pará, a luta marajoara já se fazia presente nos campos do Marajó, como expressa Salles (2004) ao referir-se à luta como manifestação corporal praticada por vaqueiros, negros e mulatos.
Criado pela tribo Aruã, extinta pelas lutas e doenças trazidas pelos primeiros colonizadores a chegarem à região; Influência de escravos africanos; Inspirada na luta de búfalos; Surgiu com os amistosos confrontos entre os vaqueiros ao final de um dia de trabalho.
Aruã
Laamb é uma luta tradicional de Senegal (país localizado no continente Africano). Essa luta costumava ser praticada nos fins das colheitas. Os lutadores se enfrentavam e o vencedor era aquele que fazia o adversário cair no chão primeiro.
O jiu-jítsu surgiu no Japão há mais de 3 600 anos. Especula-se que tenha as mesmas origens do wushu, ou kung fu, criado na China. No jiu-jítsu, usa-se o corpo como alavanca para derrubar ou neutralizar inimigos maiores sem golpes traumáticos.
Quanto à origem do Jiu Jitsu, não há um consenso entre historiadores. A versão mais difundida entre o meio, é a de que o Jiu Jitsu teve origem no Japão. Uma outra versão, muito mais complexa, diz que o Jiu Jitso surgiu na Índia, onde era praticado por monges budistas.
1914
Jiu-jítsu brasileiro
Imi Lichtenfeld
Resposta. Explicação: É o praticante do Jiu. No Brasil a gente também chama de Jiu Jiteiro e não ofensivo, só é informal.