Normalmente, na ausência de infecção pelo HIV, a relação entre a contagem de células CD4 e CD8 (CD4/CD8) é maior ou igual a 1. Essa relação é invertida na presença da infecção pelo HIV e assim se mantém por toda a evolução da doença, sintomática ou assintomática; raramente volta a ser maior que 1 novamente(17).
Quando os microorganismos invadem as células do nosso corpo os linfócitos T citotóxicos entram em ação. Quando chegam no local da infecção, esses linfócitos reconhecem as células que foram infectadas. Com isso, a única solução é matar esta célula para então conseguir eliminar o microorganismo.
Esses exames determinam a quantidade de linfócitos CD4 e CD8 no sangue, para avaliar o estado do sistema imunológico em pessoas infectadas pelo HIV. Em geral, são feitos em conjunto com a carga viral do HIV. Com o progresso da doença, o número de linfócitos CD4 diminui.
Na infecção pelo HIV há uma predileção por esta categoria. Os linfócitos T CD8 são citotóxicos, eliminando células infecciosas ou neoplásicas....Relação CD4/CD8.