Transpessoal caracteriza-se por ser uma experiência que segundo Walsh e Vaughan, pode definir-se como “aquela e em que o senso de identidade ou do eu ultrapassa (trans + passar = ir além) o individual e o pessoal a fim de abarcar aspectos da humanidade, da vida, da psique e do cosmo” (Walsh; Vaughan, 1997, p. 17).
A psicologia transpessoal é um método que tem como base trabalhar e desenvolver os aspectos espirituais do ser humano. Desenvolvida pelo psicólogo Abraham Maslow, em 1970, visa explorar o crescimento, ajudando a descobrir a essência de cada um.
A Logoterapia e Análise Existencial é um sistema teórico – prático criado pelo psiquiatra vienense Viktor Emil Frankl, que se tornou mundialmente conhecido a partir de seu livro “Em Busca de Sentido” (Um Psicólogo no Campo de Concentração) no qual expõe suas experiências nas prisões nazistas e lança as bases de sua ...
A 'Segunda Força' é a Psicanálise e todo o movimento psicanalítico. A Psicanálise, além de ser um conjunto de teorias psicológicas e psicopatológicas, é um método de investigação que consiste essencialmente na evidenciação do significado inconsciente das palavras, das ações, das produções imaginárias de um indivíduo.
A Psicologia Humanista entende que os indivíduos estão em constante busca pela autorrealização. Este segmento da psicologia foca na maneira como o comportamento de uma pessoa se relaciona com seus sentimentos íntimos e como eles afetam sua imagem.