A religião é uma das principais entidades presentes dentro da sociedade que ajudam a moldar os valores morais, assim como a família. ... A fé, a bondade, o amor, o matrimônio e a união familiar são alguns exemplos dos valores morais defendidos pela Igreja.
Alguns dos valores cristãos que são discutidos durante as aulas incluem:
Valores da família ou valores familiares são as crenças políticas e sociais que mantêm a família nuclear como uma unidade fundamental e provedora da ética e moral. ... Familialismo é a ideologia que promove a família e seus valores como uma instituição. A frase pode ter múltiplas interpretações em culturas diferentes.
Confiram os 10 valores que precisamos ensinar aos filhos todos os dias:
Os valores religiosos estão relacionados a valores universais, éticos, morais e a todos os que são considerados corretos na sociedade. Por exemplo, valores como respeito, honestidade e todos os que são transmitidos na família e nas instituições educacionais.
Resposta: os valores religiosos tem um importante papel na constituição da sociedade, uma vez que desde a antiguidade os fundamentos que regem esses valores determinavam quais os valores necessário numa sociedade. ... Cada religião possui o seu conjunto de valores que são defendidos e buscam tornar-se universais.
O ensino religioso procura levantar e resolver questões relacionadas à ética, moral e, também, ao comportamento que envolve a sociedade. Além disso, ele abre espaço para que os alunos aprendam mais sobre paz, justiça, empatia e a importância do amor ao próximo.
Entre religiões monoteístas, o padrão de correlação entre religiosidade e valores apresenta-se de forma consistente: pessoas comprometidas com grupos religiosos atribuem maior importância a valores que expressam evitação de incertezas e menor importância a valores que expressam desejos hedonistas e independência.
A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.
As religiões são diferentes, mas segundo o teólogo Deuber Calaça, elas têm a mesma raiz. “O Deus de Israel, o Deus dos hebreus, da região Judaica, Javé, é o mesmo Deus do cristianismo, pai de Jesus Cristo, que toda a cristandade crê. E dentro do islamismo, é o mesmo Deus de Israel, mas com o nome de Alá.