Assim, a fórmula será: Energia gasta com a atividade (kcal) = MET da atividade física realizada x Peso corporal x Tempo de atividade (min). Exemplo: um indivíduo que pese 80 kg e pratique 30 min de musculação com média intensidade terá um gasto de: 4,5 (MET) x 80 x 30/60 = 180 kcal.
O Compêndio de Atividades Físicas é um sistema de classificação que agrupa ativida- des físicas de acordo com seus contextos e permite, de maneira flexível, a determina- ção do seu dispêndio energético.
A equação de Harris e Benedict foi proposta em 1919 (estudo com calorimetria indireta) para estimar a taxa metabólica em repouso19. Até o presente momento, a equação é uma das mais conhecidas e utilizadas na prática clínica, utilizando parâmetros como: massa corporal, altura, idade e sexo.
A Taxa Metabólica Basal (TMB) é o mínimo de energia necessária para manter as funções do organismo em repouso, como os batimentos cardíacos, a pressão arterial, a respiração e a manutenção da temperatura corporal.
Um teste será máximo quando for realizado com, pelo menos, 90% da Frequencia cardíaca. Os TESTES SUBMÁXIMOS tem como objetivo determinar a relação da resposta entre frequência cardíaca de um individuo, carga de trabalho durante exercício progressivo e usá-la para prever o VO2max.
sub·má·xi·mo |ss| Que está um pouco abaixo da capacidade máxima (ex.: exercícios em intensidade submáxima).
Exercícios sub-máximos são aqueles realizados em torno de 80% da capacidade máxima. A capacidade máxima pode ser definidaà partir do consumo de oxigênio, da carga muscular, do limiar aneróbico, depende de qual aptidão fisica você quer trabalhar.
A frequência cardíaca submáxima, aquela com a qual você consegue fazer exercícios sem se sentir mal, fica em torno de 60 a 80 por cento da frequência cardíaca máxima para a sua idade. Para saber a taxa máxima para sua idade, faça o seguinte cálculo: 220 menos a sua idade.
O valor da frequência cardíaca (FC) aumenta conforme progressão do exercício, o resultado é considerado satisfatório ao alcançar pelo menos 85% da frequência cardíaca esperada para a idade.
O deficit cronotrópico é o percentual da frequência cardíaca que faltou para atingir a FC máxima esperada para idade. Como dado isolado não tem significado nenhum. Mas precisa ver se é por doença do sistema de condução elétrica do coração ou por efeito de alguma medicação.
A frequência cardíaca tende a aumentar conforme o incremento no exercício, o teste ergométrico é considerado satisfatório quando o paciente atinge mais que 85% da frequência cardíaca predita. A previsão da frequência cardíaca é feita através da fórmula: FCMAXIMA PREDITA = 220 – idade (Desvio Padrão = 11 bpm).
O valor pode variar entre R$ 150,00 e R$ 300,00 de acordo com a região e conforme o número de clínicas e de médicos que realizam o exame.