Resposta. Resposta: Embora o Brasil tenha um superávit comercial com a China, principal parceira econômica do país, o comércio exterior reproduz uma dinâmica histórica: o Brasil exporta commodities e importa manufaturados. Os chineses compram produtos como minério de ferro, açúcar, celulose, carne bovina e de frango.
As Zonas Econômicas Especiais da China constituem o principal mecanismo de abertura da economia chinesa, nesse sentido, consistem em áreas destinadas para o direcionamento da atividade industrial a partir do oferecimento de vantagens para atrair investimentos estrangeiros.
Foram fatores essenciais, os investimentos em logística, políticas públicas de estado, capacitação pessoal, desoneração fiscal ao capital de investimento externo, foram alguns dos fatores identificados como fundamentais para o crescimento econômico chinês.
São eles: uma população gigantesca, uma produção eficiente e intensa, e o capital, ou seja, seu fator total de produtividade (TFP). A combinação destes três fatores é o que impulsiona o supreendente crescimento chinês.