Megasporogênese (ou macrosporogênese) A primeira etapa, ou meiose I, é irregular pela ocorrência de uma citocinese diferencial que dá origem a uma célula abortiva e ao megasporócito secundário. Essa meiose irregular garantirá um esporo com maior quantidade de nutrientes.
A dupla fecundação é um processo que ocorre exclusivamente em angiospermas e caracteriza-se pela produção de um embrião e de uma estrutura triploide denominada endosperma. Esse processo caracteriza-se pela fecundação da oosfera e dos núcleos polares por dois gametas masculinos. ...
O transporte de água pelo corpo do vegetal pode ser explicado, principalmente, pelo surgimento da pressão positiva da raiz e pela teoria da coesão-tensão. A água é transportada pela planta da raiz até as folhas por meio do xilema, um tecido condutor.
Fecundação é a quando o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto. Essa formação ocorre no interior das trompas, e o óvulo fecundado em seguida se encaminha na direção do útero.
4. a) Num mamífero, a fecundação é interna e ocorre com o encontro de um gameta masculino móvel (espermatozóide) e um gameta feminino (óvulo), no interior do corpo da fêmea, originando o zigoto. b) Numa angiosperma, a fecundação ocorre por meio de um tubo polínico, que transporta dois núcleos gaméticos masculinos.
Alternativa “d”. A fecundação nos mamíferos é interna, ou seja, o encontro dos gametas ocorre dentro do corpo do animal. O encontro do espermatozoide com o óvulo no interior do corpo da mulher é denominado de fecundação.
Todos os mamíferos apresentam fecundação interna, mas em algumas espécies a atração do espermatozoide ocorre através de substâncias químicas produzidas pelo óvulo, ou pelas células que o envolvem. É importante ressaltar que os espermatozoides fecundam apenas os óvulos das fêmeas da mesma espécie.
A fecundação é a união dos gametas (óvulos e espermatozoides) e pode acontecer de duas formas diferentes: Fecundação interna: ocorre dentro do corpo do animal; Fecundação externa: ocorre fora do corpo, geralmente na água ou ambientes úmidos.
A fecundação dos anfíbios ocorre em água doce e pelo fato de estarem protegidos pela água os ovos dos anfíbios não necessitam de anexos embrionários como, por exemplo, bolsa amniótica ou alantóide e essas são algumas das características que diferem os anfíbios de outros vertebrados terrestres.
Entre os animais que se reproduzem por meio de fecundação externa, podemos mencionar os anfíbios, peixes, além de moluscos, aracnídeos, insetos, entre outros.
Na fecundação externa, a fêmea deposita os ovos no ambiente e, então, o macho lança os gametas masculinos, fecundando-os externamente ao trato reprodutor da fêmea. Entre os grupos de animais que realizam a fecundação externa, podemos destacar algumas espécies de peixes e de anfíbios.
Fecundação externa: ocorre fora do corpo, geralmente na água ou ambientes úmidos.
Resposta:A fecundação é a união dos gametas (óvulos e espermatozoides) e pode acontecer de duas formas diferentes: pode ser dentro do corpo do animal, sendo chamada fecundação interna; ou fora do corpo, geralmente na água ou ambientes úmidos, é a fecundação externa. ... Na reprodução assexuada não ocorre fecundação.
As vantagens de um animal praticar o processo de fecundação externa é a possibilidade são varias, como:
Resposta:A vantagem é que as chances de fecundação aumenta quando a fecundação é interna, pois os ovulos e gametas estão mais protegidos.
Podemos dizer que a fecundação interna e o ovo adaptado ao ambiente terrestre tornaram a reprodução dos répteis independente da água pelo simples fato de que essas duas características são evoluções que permitiram que os répteis conquistassem o ambiente terrestre.
Na fecundação externa é preciso que haja água para que os gametas masculinos consigam se deslocar até o feminino. Além disso, é preciso que os machos eliminem grande quantidade de gametas para garantir que eles alcancem os óvulos.
Os peixes que fazem fecundação externar produzem mais filhos pois, eles conseguem colocar grandes numeros de ovos de uma vez so, que podem ficar escondidos nas algas e pedras..
Os animais que se reproduzem com fecundação externa são ovíparos, pois o desenvolvimento embrionário dos descendentes ocorre dentro de ovos. Entre os animais que se reproduzem assim estão alguns vertebrados, como peixes e anfíbios.