A sensibilidade térmica aumenta conforme o organismo se adapta a uma temperatura, sendo assim um organismo adaptado ao calor é mais sensível ao frio e adaptado ao frio é mais sensível ao calor, tanto a curto prazo quanto a longo prazo por predisposições filogenéticas (da espécie) ou ontogenéticas (do organismo durante ...
De acordo com a IASP (International Association of Study of Pain): “A sensação dolorosa pode ser definida como uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada ou não a um dano tecidual”.
Sensação térmica ou temperatura aparente é a forma como os nossos sentidos percebem a temperatura do ar, e que pode diferir da temperatura real. Tal se deve a condicionantes climatéricos que afetam a transferência de calor entre o corpo e o ar: como são a umidade, a densidade e a velocidade do vento.
CALOR é definido como energia cinética total dos átomos e moléculas que compõem uma substância. TEMPERATURA é uma medida da energia cinética média das moléculas ou átomos individuais. ... Embora os conceitos de calor e temperatura sejam distintos, eles são relacionados.
→ Trabalho (W): é uma medida da energia transferida por um sistema. ... A energia é uma função de estado, enquanto que o calor e o trabalho são processos que implicam em mudanças no estado de um sistema, não são formas de energia, são processos (fluxos).
Interpretação Molecular do Calor e do Trabalho Quando um sistema aquece suas vizinhanças, suas moléculas estimulam o movimento termal das moléculas das vizinhanças. Em contraste, o trabalho é a transferência de energia que faz uso do movimento organizado. ... A distinção entre trabalho e calor é feita nas vizinhanças.
Considerando que a Primeira Lei da Termodinâmica é dada por ΔU = Q - W, onde ΔU é a variação da energia interna do gás, Q é a energia transferida na forma de calor e W é o trabalho realizado pelo gás, é correto afirmar que: a) A pressão do gás aumentou e a temperatura diminuiu.
Não é possível construir uma máquina térmica que transforme integralmente o calor em trabalho. ... Esses aparelhos funcionam entre duas fontes, uma quente e uma fria, e do fluxo de calor da fonte quente para a fonte fria, parte é transformada em trabalho, como esquematizado na figura abaixo.
Uma máquina térmica não pode converter em trabalho todo o calor recebido. Na verdade, toda máquina térmica e toda máquina frigorífica deve obedecer à primeira lei da termodinâmica e também à segunda lei da termodinâmica.