- Distrofia Muscular Congênita. Diagnóstico: O médico mais indicado para examinar pessoas com fraqueza muscular é o neurologista. Pelo exame clínico ele verifica não só que a fraqueza está presente, observa onde ela está ocorrendo e se existem outros sinais que indiquem que a fraqueza é ou não por doença do músculo.
A expectativa de vida para a distrofia muscular de Duchenne era entre 16 a 19 anos, no entanto, com o avanço da medicina e o surgimento de novas terapias e cuidados, essa expectativa tem sido aumentada.
A distrofia muscular de Duchenne é diagnosticada pela realização de testes genéticos (testes de DNA) em uma amostra de sangue para identificar mutações no gene da distrofina.
Há atualmente mais de 30 tipos de distrofias musculares, no entanto, apesar da variabilidade, os tipos mais comuns são:
Essa é a forma mais grave da doença. - Tipo II ou crônica - Gera sintomas normalmente após os 6 e até 18 meses de vida. A expectativa de vida é em torno de 10 anos, segundo alguns autores.
adjetivo Que contém ou demonstra atrofia; que não conseguiu se desenvolver por completo; atrófico: braços atrofiados. [Figurado] Que foi limitado ou impedido de alcançar seu total desenvolvimento; minguado: ele tem o coração atrofiado. Etimologia (origem da palavra atrofiado). Part. de atrofiar.
A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença degenerativa do sistema nervoso, que acarreta paralisia motora progressiva, irreversível, de maneira limitante, sendo uma das mais temidas doenças conhecidas. Em cerca de 10% dos casos, aELA é causada por um defeito genético. Nos demais casos, a causa é desconhecida.
A paralisia muscular é quando um grupo de músculos se contrai involuntariamente, ocasionando assim a incapacidade ou redução de movimento do músculo atingido. O problema é geralmente associado a doenças neurológicas. A paralisia pode ser dividida em dois grupos, e são eles parcial e total.
A hemiplegia é uma alteração neurológica em que há paralisia em um dos lados do corpo e que pode acontecer como consequência de uma paralisia cerebral, doenças infecciosas que atingem o sistema nervoso ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), sendo esta a principal causa de hemiplegia em adultos.
O prognóstico da paralisia de Bell em geral é favorável, principalmente para os que possuem fraqueza leve e moderada na apresentação da doença. Cerca de 85% dos pacientes apresentam completa recuperação em 1 ano.