2° – Verifique também a temperatura do ambiente, se o tempo estiver muito quente o seu kefir pode acabar talhando, ai é só aumentar a quantidade de leite. 3° – Se nada disso resolver, diminuía a quantidade de horas que está sendo feita a fermentação, deixe por 12 horas, assim seu kefir não irá talhar.
Se recebeu seus grãos em mãos, geralmente é uma colher de sopa de grãos, coloque-os em 1 copo (200 a 250 ml) de leite, tampe-o e deixe fermentar em temperatura ambiente por 24 h. ... Neste período o leite pode talhar e ter cheiro de azedo ,então, coe a cada 24 h e descarte o líquido, fazendo nova troca.
Numa tigelinha, misture as duas colheres de chá de iogurte (ou o fermento lácteo) com um pouquinho de leite para diluir. Despeje esta mistura no litro de leite já resfriado a 45°C, mexendo bem para misturar completamente. Leve à sua iogurteira e siga as instruções do fabricante.
O kefir é um alimento fermentado. Parece um iogurte. Mas tem um sabor mais azedo. A diferença é que o kefir tem mais variedades de bactérias e levedura.
Uma das possíveis causas é a desproporção de grãos e leite ou água e açúcar: muito líquido para poucos grãos ou ao contrário. Um kefir muito azedo, por exemplo, pode significar que há muitos grãos para pouco líquido. Essa mesma tentativa vale para aqueles casos em que o kefir não engrossa.
O kefir é o produto da proliferação de organismos vivos. Como qualquer cadeia alimentar, quanto mais seres disputando pelo alimento, mais difícil o acesso aos nutrientes necessários. O excesso de grãos imersos no líquido pode resultar em uma maior acidez no final por causa da fermentação.
Ele pode ser usado para substituir a toma do leite ou do iogurte, sendo uma excelente opção para quem tem o intestino preso. Pode-se consumir 1 vez ao dia, no café da manhã ou no lanche, por exemplo.
Retire todo o soro do queijo Quando você compra o queijo minas no mercado, ele vem com um pouco de soro na embalagem. Quando chegar em casa, na hora de guardá-lo, remova todo esse soro. Se quiser, lave por alguns segundos em água corrente. Porém lembre-se que esse procedimento pode remover um pouco do sal do queijo.
O ideal é colocar o queijo em uma tábua ou vasilhame que absorva água. Existem caixas de cura de queijo, que já vem com telas de proteção que permitem que o ar circule sobre o produto e evitam a presença de indesejados mosquitos. Durante os primeiros dias de cura, o queijo pode eliminar água e óleo.
Modo de preparo do queijo meia cura Assim deve-se, dissolver o coalho correspondente em ½ copo d'água. Após isso, é necessário manter o recipiente coberto até que ocorra a coagulação. Depois é só cortar e deixar a massa descansando por 10 minutos, adicionar o sal e misturar com uma colher de madeira.